A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul abriu inquérito administrativo sobre acidentes e fatos da navegação para apurar as causas da colisão de duas embarcações pesqueiras, ocorrida por volta das 3h30min da madrugada de sexta-feira, a 46 milhas de Rio Grande. O prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias. Segundo informações da Marinha, os dois barcos de pequeno porte (20 metros de comprimento) Corumbá I, inscrito em Itajaí (SC), e Dom Francisco, de Rio Grande, colidiram nas proximidades do Farol da Conceição, a norte de São José do Norte.
Em decorrência do abalroamento, o pesqueiro Dom Francisco acabou naufragando parcialmente. Os oito tripulantes que estavam na embarcação passaram para o Corumbá, que já tinha cinco tripulantes. O Corumbá atracou no cais do Porto Velho de Rio Grande por volta das 23h30min de sexta-feira, com os 13 tripulantes a bordo. De acordo com a Capitania dos Portos, não houve nenhum ferido. Também não ocorreu poluição ambiental.
A empresa seguradora do Dom Francisco ainda não o retirou do local em que está parcialmente naufragado, mas está tomando as providências necessárias para tirá-lo. A Marinha já divulgou avisos aos navegantes informando sobre o fato.
Aberto inquérito para averiguar colisão de barcos pesqueiros
Prazo para conclusão do inquérito é de 90 dias