Acaba mistério do "M" no viaduto Pinheiro Borda em Porto Alegre

Acaba mistério do "M" no viaduto Pinheiro Borda em Porto Alegre

Estrutura na forma da letra foi construída para dar estabilidade ao pórtico

Jézica Bruno / Correio do Povo

Estrutura na forma da letra foi construída para dar estabilidade ao pórtico

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Nem o viaduto Pinheiro Borda, em construção ao lado do Estádio Beira-Rio, com 95% das obras executadas, ficou de fora da competição entre colorados e gremistas. A letra "M", visível na estrutura, ganhou diversos significados. Ao certo, poucos sabem o que representa a conformação estrutural, mas para a dona de casa Lucinete Vasconcelos só existe uma resposta: "É o M de Mazembe", fazendo referência à derrota da equipe colorada, por 2 a 0, para o até então desconhecido Mazembe, da República Democrática do Congo, no Mundial da Fifa, em 2010. Para os colorados, a letra M representa "melhor" ou "maior".

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O aposentado Paulo Vasconcelos acredita que a letra representa a melhora no trânsito. O trecho estaiado no formato da letra M terá 72 metros de comprimento e 32 metros de altura. Mas poucos se interessam pelos dados. A atenção foi desviada pela população na tentativa de encontrar um significado para a letra erguida perto do Beira-Rio.
Para o carpinteiro Darci Gomes de Araújo significa mais trabalho. "Eu ajudei a erguer essa obra. Quando vejo a letra lá em cima sempre me lembro de trabalho." Há ainda os que acreditam que possa ser uma homenagem ao arquiteto da obra.

Os especuladores de plantão estavam enganados. Segundo a Secretaria Municipal de Gestão, a letra é uma conformação estrutural para proporcionar estabilidade na obra. O mastro da estrutura estaiada, com características de monumento arquitetônico, é o principal e único elemento que sustenta toda a superestrutura.

"A travessa do pórtico, por razões estéticas, é uma viga horizontal convenientemente travada por dois braços inclinados engastados no topo do mastro que convergem ao centro, cuja função é garantir a esbeltez da travessa e assegurar conveniente rigidez à torção do pórtico para fazer frente às cargas móveis cíclicas e antimétricas aplicadas no tabuleiro do viaduto", explica, por nota, a secretaria.

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