Acampamento Farroupilha planeja evento reduzido com presença do público no formato drive-in

Acampamento Farroupilha planeja evento reduzido com presença do público no formato drive-in

Edição de 2021 deve ser parecida com o formato do ano passado, em função das restrições da pandemia

Jessica Hübler

Evento deve ter formato semelhante ao realizado no ano passado

publicidade

Teremos mais um ano sem o tradicional Acampamento Farroupilha no Parque Harmonia. De acordo com o Adido Cultural do Rio Grande do Sul, presidente interino do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas 2021, César Oliveira, o “Acampamento Farroupilha como todos nós estávamos acostumados e desejaríamos que acontecesse dentro das circunstâncias atuais não tem como ser praticado”. 

Este ano, porém, não os festejos não passarão em branco: “O que está sendo planejado é a produção de um evento reduzido, que contemplará estrutura para produção de lives alusivas aos festejos e com uma possibilidade de viabilização de área cultural para o público em formato drive in, com respeito a todos os protocolos vigentes e a situação atual ligada a pandemia da Covid-19”, explicou. Além disso, Oliveira pontuou que o evento deste ano será parecido com o formato da edição anterior.

“No ano passado, realizamos dentro do local até para valorizar o espaço e simbolismo, algo semelhante ao que está sendo planejado produzindo conteúdo audiovisual e dando ênfase ao turismo cultural já visando realizar a entregas futuras e tornar nossos festejos atrativos tanto para o turismo como investidores e obviamente formatar uma unidade entre quem regerá o espaço e aqueles que tradicionalmente contribuem com a realização dos festejos, pois este evento é considerado o mais importante da Capital bem como os festejos em todo Estado”, declarou.

A expectativa, conforme Oliveira, é de que seja possível avançar dentro do que hoje é possível realizar. “Conforme os avanços do declínio da pandemia forem diagnosticados favoravelmente quem sabe possam ser incluídas outras alternativas”, enfatizou. Ele ainda ressaltou que no formato que o Acampamento Farroupilha 2021 está sendo planejado, com toda segurança e capacidade de realização, devem ser feitas atividades no Parque Harmonia.

Criatividade para driblar a crise

Por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) também precisaram se reinventar. Para arrecadar recursos financeiros e manter os galpões em funcionamento, muitas entidades estão realizando eventos, como almoços e jantares, no formato drive-thru, onde as pessoas, de carro, retiram suas refeições. Além disso, também estão sendo realizados eventos no mesmo formato, porém, com caráter solidário, como o Galeto Aldeiano, evento do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, cuja campanha era Pague e Leve ou Doe. As refeições podiam ser compradas e doadas a famílias em vulnerabilidade.

Essas foram algumas das alternativas encontradas pelas entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul que, ao longo do último ano, estão promovendo diferentes atividades para se sustentar, e ainda, concretizar ações solidárias em prol da comunidade. Os integrantes dos CTGs do Estado estão se reunindo, de forma voluntária, para enfrentar as dificuldades da pandemia e fortalecer as entidades às quais são vinculados. 

“Drive Tchê” para se reinventar

Em Espumoso, na 14ª Região Tradicionalista (RT), em uma ação específica foram vendidas 1,5 mil refeições pelo CTG Sinuelo das Coxilhas, que organizou um galeto com massa. Conforme o Patrão do CTG Sinuelo das Coxilhas, Paulo Ivan Drunn Klein Espumoso, a entidade completou 60 anos em 2021 e teve dificuldades para se manter, mas tentou se reinventar.

“Tentamos fazer eventos diferenciados para divulgar as nossas ações, inclusive com a parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)”, afirmou. Segundo ele, os drive "tchê" estão fazendo sucesso e ajudando na continuidade das iniciativas do CTG. “No último evento tivemos um recorde de público, contando com a presença de 1,5 mil pessoas e também temos feito churrascos.”

De acordo com Klein, isso tem proporcionado um retorno financeiro que dá para suportar as despesas e dar prosseguimento aos investimentos que estão se apresentando, como reformas na cozinha do CTG, por exemplo. “Sempre prezamos por alimentação de qualidade e boa recepção dos convidados, e além disso também estamos fazendo ações sociais com voluntários do CTG, estamos sensíveis a todas essas situações, queremos ajudar quem precisa”, frisou.

No final de semana, Klein contou que haverá uma ação em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Espumoso: “Vamos fazer uma feijoada, já preparamos uma linha de montagem para fazer todo o preparo e realizar as entregas nos carros no formato drive tchê”, explicou. Os ingredientes para o preparo foram arrecadados através de doações. A venda dos pratos será feita pela Liga, que ficará com os recursos e os pratos serão preparados pela equipe do CTG. 

Na 8ª RT, o CTG Alexandre Pato de Lagoa Vermelha realizou um tradicional mondongaço, também em sistema drive-thru. No total, foram vendidas 450 refeições. Já na Região Metropolitana de Porto Alegre, no município de Gravataí, o CTG Aldeia dos Anjos realizou uma ação diferenciada. Em parceria com o CTG Amanhecer no Rincão e a Prefeitura de Gravataí, foi promovida mais uma edição da Marmita Solidária para auxiliar famílias em vulnerabilidade, com a doação de mais de 300 porções.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895