Acampamento Farroupilha recebe centenas de estudantes todos os dias

Acampamento Farroupilha recebe centenas de estudantes todos os dias

Jovens são recebidos com lanche, almoço e têm palestra sobre a cultura gaúcha

Cláudio Isaías

Jovens são recebidos com lanche, almoço e têm palestra sobre a cultura gaúcha

publicidade

As crianças estão marcando presença no Acampamento Farroupilha 2018, no Parque Harmonia. Na manhã desta quinta-feira, era intensa a movimentação de estudantes de escolas públicas, municipais e particulares que visitavam os piquetes. Nestes locais, os jovens são recebidos com lanches, almoço e um bate-papo sobre a cultura gaúcha. Na caminhada ao longo do parque, chamou a atenção dos alunos a preparação do churrasco feito pelos tradicionalistas.

As estudantes Letícia, Amanda e Paula, do Instituto Estadual Gema Angelina Belia, no bairro Jardim Carvalho, zona Leste de Porto Alegre, ficaram impressionadas com a churrasqueira do Piquete Perreco onde era colocada a costela de gado, salsichão, galeto, costela de porco e pão com alho. Antes do almoço no parque, os estudantes da instituição de ensino participaram de uma palestra sobre trânsito seguro no piquete EPTChê. A atividade foi realizada pela Coordenação de Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) em parceria com a Cruz Vermelha.

Júlio Almeida, da Coordenação de Educação para Mobilidade, afirmou que é fundamental a participação de estudantes no trabalho de educação para uma circulação com menos conflitos. Já Karen Ziege, coordenadora do projeto SOS Infância da Cruz Vermelha Brasileira/RS, discutiu com os alunos e professores a capacitação sobre primeiros socorros. 

Na Casa do Gaúcho um grupo de aproximadamente 100 alunos assistiu o espetáculo "Entre Trapus E Farrapos" apresentado pelo grupo Trupi de Trapu Teatro de Bonecos. A peça de teatro mostrou que os contadores Trapo (Anderson Gonçalves), Fiapo (André Baguetti) e Farrapa (Lorena Sanchez) que são mascates que rodam o Estado trocando e vendendo produtos: pomada contra calos, erva-mate para chimarrão e linguiça da colônia.

A erva-mate consumida pelos tradicionalistas e visitantes no Acampamento Farroupilha terá um novo destino. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) instalou uma composteira no piquete do departamento. “A ação objetiva conscientizar os frequentadores do parque de que o produto pós consumo é um resíduo de boa qualidade, devendo ser segregado dos outros resíduos orgânicos e dos rejeitos”, explicou a coordenadora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Patrícia Antunes Russo.

As equipes de educação ambiental da Smams e do DMLU irão visitar todos os piquetes para orientar sobre a utilização do equipamento, com distribuição de material informativo e de um saco para o recolhimento da erva-mate. Cartazes indicando os dias e horários em que será feito o recolhimento do resíduo foram colocados na área do acampamento. A composteira pode ser utilizada por qualquer pessoa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895