A principal perda é na bacia leiteira: a produção de leite caiu 40% desde o início da estiagem, em dezembro, e em alguns assentamentos, chegou a 50% - segundo Martens, o município tem 10 áreas ocupadas dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), onde a infraestrutura é mais precária e as perdas são maiores.
As perdas também foram contabilizadas na plantação de soja (20%), milho (15%) e pecuária de corte (10%). Boa parte do gado precisará entre quatro a cinco meses para recuperar o peso perdido com a alimentação e hidratação precárias durante este período, o que pode fazer com que o prejuízo se torne ainda maior a médio prazo.
A Defesa Civil reconhece cinco municípios em situação de emergência até hoje: Lavras do Sul, Candiota, Herval, Pedras Altas, Santana do Livramento, Hulha Negra, Cerrito e Pedro Osório. Além desses locais, a Defesa Civil ainda lista outros cinco com Nopred: Aceguá, Piratini, Jaguarão, Pinheiro Machado e Dom Pedrito. .