Geral

Acidentes na Capital diminuem, mas atropelamentos aumentam

No primeiro semestre do ano, 29 pessoas morreram atropeladas

Número de atropelamentos cai 7,5% em Porto Alegre
Número de atropelamentos cai 7,5% em Porto Alegre Foto : Ricardo Giusti / PMPA / CP
Para comemorar o Dia do Pedestre nesta quinta-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensifica a prevenção de atropelamentos na Capital. Cerca de 3 mil folhetos devem ser distribuídos no Largo Glênio Peres e no viaduto Obirici durante o dia. De acordo com dados da EPTC, o número de acidentes no primeiro semestre deste ano – 12.537 – apresentou redução de 7,54% em relação ao mesmo período de 2012: 12.897. No entanto, o número de mortes por atropelamento aumentou, já que foram registradas 29 ocorrências até 31 de julho de 2013, o equivalente a 74,35% do total registrado em 2012, que foi de 39.

De acordo com um dos coordenadores do Dia do Pedestre em Porto Alegre, Juranes Castro, o foco da iniciativa são as pessoas com mais de 60 anos. Segundo ele, das 29 mortes por atropelamento registradas em 2013, nove ocorreram em corredores de ônibus. "A maioria das pessoas sabe que aquele não é o lugar ideal para atravessar, mas não respeita. É uma questão de mudança de comportamento", avaliou. No total, 54 pessoas foram atingidas nas passagens exclusivas para coletivos.

Castro destacou que o principal fator que colabora para a ocorrência de atropelamentos é a distração dos pedestres e dos motoristas. "Os pedestres ficam distraídos com fones de ouvido e celulares e não atravessam com cuidado na faixa de segurança", explicou. 

Mais de 800 feridos em atropelamentos

Nos primeiros sete meses deste ano, 867 pessoas ficaram feridas no trânsito em razão de atropelamentos. Do total de mortes (29), 12 ocorreram em acidentes por ônibus. As vítimas em sua maioria são homens, 18 contra 11 mulheres.

De acordo com a EPTC, as faixas etárias com maior risco são entre 30 e 59 anos, com dez mortes, e acima de 60 anos, com um total de 15 vítimas fatais. “Intensificamos nossas ações de educação, fiscalização e engenharia de tráfego para a maior conscientização de pedestres e motoristas, visando à proteção da população no dia a dia do trânsito”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

Bookmark and Share