Também ficou acordado entre as partes que será respeitada a decisão desta Vara. O compromisso foi assumido pelos rodoviários, após reunião de mediação solicitada pelo Ministério Público do Trabalho quando uma série de itens foram definidos, inclusive em relação a eleições no Sindicato dos Empregados. O Município de Porto Alegre também se comprometeu a prestar à Comissão todas as informações e esclarecimentos necessários. Ficou acertado que os sindicatos dos trabalhadores e patronal e as Centrais Sindicais “não deverão promover ações e omissões que afetem o serviço de transporte público”, como forma de não causar transtornos aos usuários e comunidade. O descumprimento desses acertos sujeitará os infratores às penalidades previstas em lei.
Participaram da mediação, na sexta-feira, os representantes do Ministério Público do Trabalho, procuradores Beatriz de Holleben Junqueira Fialho, Paulo Eduardo Pinto de Queiroz e Noedi Rodrigues da Silva. O Sindicato dos Trabalhadores foi representado pelo seu presidente, Júlio Gamaliel e pelo advogado Ciro Castilho Machado. O Sindicato das Empresas de Ônibus foi representando pelo presidente, Enio Roberto Dias dos Reis, acompanhado do advogado Alceu de Mello Machado.
As centrais sindicais a Força Sindical e a Central Única do Trabalhador (CUT) estiveram presentes no encontro, bem como o presidente da Comissão de Negociação do Dissídio, Alceu Weber. A Prefeitura de Porto Alegre se fez representar através do Procurador-Geral Adjunto, Marcelo Kruel Milano do Canto, da gerente do Departamento jurídico da Secretaria Municipal de Transportes, Giovana Albo Hess.