Acordo prevê abertura de bares até as 3h na Cidade Baixa

Acordo prevê abertura de bares até as 3h na Cidade Baixa

Representantes de bairro boêmio de Porto Alegre discutirão tema na quarta

Estêvão Pires / Rádio Guaíba

Bairro boêmio de Porto Alegre discutirá o tema nesta quarta-feira

publicidade

Descaracterizado desde 2011 devido ao fechamento de dezenas de bares, o bairro Cidade Baixa, considerado o mais boêmio de Porto Alegre, pode receber nos próximos dias a chance para parte dos estabelecimentos ficarem abertos até mais tarde. Segundo a Secretaria Municipal da Indústria e do Comércio (Smic), moradores e donos dos estabelecimentos tecem um possível acordo para estender o funcionamento até as 3h em "zonas turísticas" durante finais de semana e vésperas de feriados. O assunto vai ser discutido nesta quarta-feira, durante uma reunião do Grupo de Trabalho criado pela prefeitura para buscar um entendimento entre autoridades e as partes envolvidas.

A ideia é conceber um dispositivo na chamada Lei do Silêncio, que, através de exigências, permita, em algumas regiões, a abertura além da meia-noite. Para a Smic, a flexibilização só deve atingir bares com música ambiente ou sem música, sem beneficiar danceterias. "Acredito que esse acordo irá sair do papel sim. Mas é preciso respeitar a dinâmica e o tempo do grupo de trabalho. Mas a Smic terá restrições firmes para esta flexibilização", afirmou o titular da pasta, Valter Nagelstein.

De acordo com o acordo prévio, locais externos em bares, como deques, não poderão ficar abertos até as 3h. As regiões e os números de zonas turísticas ainda não foram definidos. Nagelstein estima que o prefeito José Fortunati bata o martelo sobre o assunto em até 45 dias.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895