Adolescentes voltam a marcar presença nos postos de saúde para vacinação contra a Covid-19

Adolescentes voltam a marcar presença nos postos de saúde para vacinação contra a Covid-19

Imunização foi mantida para todos os grupos em Porto Alegre

Cláudio Isaías

publicidade

Com o oferecimento de mais 50 pontos de vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre, chamou a atenção nesta sexta-feira a grande presença de adolescentes com 12 anos ou mais nos postos de saúde - todos eles acompanhados dos pais ou irmãos. A imunização foi mantida para todos os grupos em 36 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras. A aplicação da primeira dose para meninas e meninos com 12 anos ou mais foi com o imunizante da Pfizer. Já a segunda dose, foi com as vacinas da AstraZeneca, da Coronavac e da Pfizer. A dose de reforço com a vacina da Pfizer para pessoas com 70 anos ou mais, além das unidades de saúde e farmácias, foi feita também em outros quatro locais da Capital: no shopping João Pessoa, nos drives-thrus dos shoppings Bourbon Wallig e BarraShoppingSul, e no Largo Glênio Peres. 

Na unidade de saúde São Carlos, no bairro Agronomia, na zona Leste da Capital, mais de 60 pessoas estavam na fila aguardando a aplicação da vacina. Porém, a presença dos adolescentes com 12 anos, 13 e 14 anos superou as expectativas dos servidores da saúde. O menino João Pedro Clemente da Silva, 12 anos, que foi acompanhado da mãe Aline Corrêa, afirmou que estava feliz por ter realizada a vacinação. "Não gosto de injeção. Por isso não quis olhar", destacou po garoto. Já Karoline dos Santos Cardoso, 12 anos, foi levada pela irmã Luana Cardoso, 18 anos. "A vacina é importante para que a gente possa ficar mais segura", destacou a menina. O menino Marcelo Siqueira, 12 anos, que estava com os seus pais, preferiu conferir o exato momento em que a técnica de enfermagem do posto de saúde São Carlos realizou a aplicação da vacina contra o coronavírus. 

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF. O intervalo de aplicação das doses da Pfizer é de oito semanas. Podem realizar a segunda dose às pessoas vacinadas até o dia 30 de julho. Com relação à segunda dose de Coronavac e da AstraZeneca, foi mantido o intervalo de 28 dias e dez semanas, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 27 de agosto (Coronavac) e até o dia 16 de julho (AstraZeneca) já pode completar o esquema vacinal.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação. Com relação a dose de reforço, poderão receber as pessoas com 70 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 23 de março e aquelas de todas as idades com alto grau de imunossupressão, com esquema vacinal completo há pelo menos 28 dias, até 26 de agosto. Para receber a terceira dose, imunossuprimidos devem apresentar documento de identificação, carteira de vacinação com o registro das duas doses e comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.
 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895