Aeromóvel deve começar a operar até agosto

Aeromóvel deve começar a operar até agosto

Veículo tem capacidade para 150 pessoas e liga a Estação do Trensurb ao Salgado Filho

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Operações começam em agosto, possivelmente nos horários de maior demanda

publicidade

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) espera que o Aeromóvel, que vai ligar a Estação Aeroporto ao terminal principal do Salgado Filho, na zona Norte da Capital, entre em operação entre o final de julho e o começo de agosto. Após dois anos de obras, foram realizadas nesta quinta-feira algumas viagens de teste abertas exclusivamente à imprensa. O ensaio é a última fase antes da operação oficial. "Talvez neste momento a operação seja feita parcialmente nos horários de maior demanda", afirmou o presidente da Trensurb, Humberto Kasper.

Com uma tecnologia totalmente nacional e exclusiva da Aeromovel Brasil S.A., de São Leopoldo, o vagão com capacidade para 150 passageiros é movido por propulsão do ar ao longo de um trajeto de 814 metros entre as estações. A viagem é feita com um rapidez de cerca de 90 segundos. A estimativa da empresa é transportar em torno de 7,7 mil passageiros por dia.

A estabilidade do veículo surpreende, já que a sensação de quem está dentro do vagão é que ele flua pelos trilhos com um impacto mínimo. Segundo Kasper, esse era um dos grandes desafios do projeto. “A nossa preocupação era com a arrancada do veículo da estação da Trensurb porque ela é seguida por uma rampa e depois uma curva. Mas o desempenho foi excepcional e superou as expectativas”, avaliou ele, durante a primeira viagem de teste.

Ao lado dele, o responsável por desenvolver a tecnologia do Aeromovel, Oscar Coester não escondeu a emoção no percurso. “Sonhar é muito bom. Concretizá-los é mais ainda”, desabafou ele, lembrando a trajetória de quase meio século entre a concepção da ideia e a sua viabilização comercial no Brasil, que ocorrerá com o funcionamento da operação. “Como acontece com toda a inovação as ações levam tempo e enfrentam resistência. Neste caso, nosso maior desafio era o de não decepcionar”, afirmou ele.

Quando entrar em funcionamento, essa será a primeira linha comercial da tecnologia Aermovel no Brasil. Atualmente, o serviço está 97% pronto. Estão em fase final a entrega do segundo veículo, que terá capacidade para 300 pessoas e está prevista para ocorrer em setembro; as estações, estão na fase de acabamento; e o pacote tecnológico, que incluiu os projetos específicos de tecnologia.

Este último ponto é o mais decisivo para o início das operações comerciais. Isso porque envolve a chamada “harmonia” entre os sistemas, como ajustes de velocidade e a fixação da pressão para levar o vagão, que depende da capacidade ocupada. O presidente da Trensurb explicou que atualmente o funcionamento é manual, mas que o objetivo é que ele seja gerenciado diretamente da central de controle da Trensurb. “São esses testes e ajustes que os técnicos estão fazendo agora”.

Avaliado projeto para instalar aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre

Kasper informou ainda que estudos preliminares são realizados para viabilizar o prolongamento do Aeromóvel até o bairro Humaitá. Além disso, o dirigente da Trensurb lembrou também que está em andamento um estudo de viabilidade para ligar o Centro da Capital à zona Sul via Aeromóvel.

Na região Metropolitana, a ideia também rende frutos. A Prefeitura de Canoas encaminhou proposta via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para construção de uma linha ligando os bairros Mathias Velho e Guajuviras.

Viagem experimental foi realizada na manhã de hoje e operações devem começar em agosto / Foto: Paulo Nunes

Com informações dos repórteres Mauren Xavier e Marcos Koboldt

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895