A operação para recuperar a aeronva C-98 Caravan - que está submersa no igarapé Jacurapá desde a manhã da última quinta-feira - já foi iniciada, informou o comando da Aeronáutica no final da tarde desta segunda-feira. Nesta manhã, um helicóptero H-60 da FAB Força Aérea Brasileira (FAB) levou para a clareira aberta no local do acidente 13 militares e equipamentos do Corpo de Bombeiros do Acre. A equipe pernoitará no local e fará a montagem dos equipamentos necessários ao resgate da aeronave.
Na terça-feira, um avião C-105 Amazonas da FAB sairá de Manaus com mais 17 militares em direção à Cruzeiro do Sul (AC) de onde seguirão de helicóptero para a clareira para dar início aos trabalhos de recuperação e desmontagem do C-98 Caravan. Além do C-105 Amazonas, três helicópteros estão mobilizados para a missão.
O objetivo do resgate do Caravan é coletar informações para a investigação das causas do acidente. Não há prazo para a conclusão do relatório. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) conduzirá os trabalhos.
As informações são do R7
Aeronáutica inicia operação para recuperar avião da FAB no Amazonas
Um grupo de militares chegou ao local do acidente nesta segunda e vai começar a montar os equipamentos