Aeroporto de Santo Ângelo é preparado para voos comerciais

Aeroporto de Santo Ângelo é preparado para voos comerciais

Expectativa na região é de que operações com viagens até Porto Alegre comecem no fim de abril

Correio do Povo

Aeroporto de Santo Ângelo é preparado para voos comerciais

publicidade

A expectativa na região das Missões é que o aeroporto de Santo Ângelo esteja em operação com voos comerciais para Porto Alegre até o fim de abril, quando ocorre mais uma edição da Fenamilho Internacional. Segundo a prefeitura, a estrutura está com todos os critérios solicitados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em dia e aguarda parecer da Agência para a certificação.

O prefeito Jacques Gonçalves Barbosa diz que na semana passada foi finalizado o serviço de terraplenagem no entorno da pista, para que o terreno ficasse no mesmo nível da faixa. Ele explica que as modificações precisaram ser feitas porque a empresa Azul não opera mais com aeronaves pequenas e, por isso, a categoria do aeroporto mudou de 2C para 3C. Isso exige pista com resistência de carga maior, já que aviões para acima de 60 passageiros vão pousar no local. Além do serviço de terraplenagem, foram feitas adequações no terminal de passageiros em 2016.

Técnicos do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP) visitaram o aeroporto e enviaram relatório à Anac, que deve certificar a capacidade de carga da pista. Depois, a Azul deve pedir autorização para operar diariamente com voos a Porto Alegre. “Nosso planejamento aponta que durante a Fenamilho o aeroporto esteja em operação com voos comerciais”, diz o prefeito. A feira, que neste ano ocorrerá de 29 de abril a 7 de maio, recebe empresários, políticos e outros visitantes de todo o país.

A arquiteta do DAP Heliane Gai Alt, que substitui temporariamente a diretora Lígia Barreto, diz que todos os itens solicitados pela Anac foram atendidos pelo Departamento. “Há uma semana enviamos os relatórios e estamos no aguardo da Agência para podermos emitir a certificação do aeroporto.” Ela afirma, porém, que não pode prever uma data para o início dos voos, já que depende da Anac. A Azul já está com guichê instalado no aeroporto, que não tem voos comerciais desde 2013.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895