O engenheiro da empresa responsável pela destinação dos lixos dos municípios de Horizontina, Santa Rosa e Tucunduva, Eduardo Vargas, diz que o aterro acionou os órgãos competentes solicitando que o município cumpra com a liminar. Com isto, a Juíza Miroslava do Carmo Mendonça, da 1ª Vara Cível de Santa Rosa, emitiu mais uma determinação, intimando o município para que não impeça, de qualquer forma, a continuidade do serviço prestado pela empresa impetrante, sob pena de incorrer em crime de desobediência.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que a administração municipal não tem relação com o protesto feito pela comunidade. Alegou, também, que a responsabilidade de reabrir os portões do aterro foi executada conforme solicitava liminar.
Os três municípios estão sem recolhimento de lixo. Vargas diz que apenas alguns caminhões que não estavam carregados coletaram lixos em algumas localidades dos municípios. Até o final da tarde, o acesso ao aterro seguia trancado pelos tratores.