''Ainda é preciso entender melhor as reinfecções por Covid'', diz diretor da Opas

''Ainda é preciso entender melhor as reinfecções por Covid'', diz diretor da Opas

Organização advertiu que os jovens são os maiores propagadores da Covid-19 nas Américas

AE

Primeiro caso de reinfecção de coronavírus foi registrado em Hong Kong

publicidade

Jarbas Barbosa, diretor-assistente da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), afirmou nesta terça-feira, que a entidade ainda precisa "entender melhor" os relatos de reinfecções pela Covid-19. Após Hong Kong ter informado sobre um caso do tipo, surgiu a informação de que Bélgica e Holanda também tiveram registros de pessoas que tiveram a doença, se curaram e posteriormente voltaram a ter testes positivos para ela. Barbosa disse que é preciso entender se isso tem a ver com alguma mutação do vírus ou se seria uma questão do sistema imunológico dos pacientes. 

Durante entrevista coletiva virtual nesta terça, Barbosa lembrou que os relatos são muito poucos, em um universo de muitos milhões de infectados pelo mundo. De qualquer modo, ele disse que a Opas está atenta ao fato e monitora os dados disponíveis, para apenas depois disso emitir eventuais orientações a partir dessas análises.

A organização também advertiu que os jovens são os principais propagadores da Covid-19 nas Américas. Em entrevista coletiva, Carissa Etienne, diretora da OPAS, braço regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), manifestou sua preocupação com a "incidência desproporcional" da doença entre os jovens. Isso nos indica que "as pessoas jovens são os principais impulsores da propagação da doença na nossa região", afirmou.

A especialista afirmou que existe um padrão semelhante em todo o continente de concentração de casos no grupo de 20 a 59 anos, mas que 70% das mortes ocorrem entre as pessoas de mais de 60 anos. Etienne expicou que muitos dos jovens que se infectam apresentam quadro leve e não precisam de internação em UTI, mas transmitem a doença para outras pessoas que serão internadas.

Para a diretora da OPAS, este é um lembrete de que o combate à Covid-19 é uma "responsabilidade compartilhada". "Se uma pessoa não tomar as medidas necessárias para se manter à salvo, pode estar colocando outras pessoas em risco", destacou. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895