Um outro caso da doença também foi registrado no município. A medida atinge cerca de 1,8 mil estudantes de cinco escolas municipais e três da rede estadual.
Apesar da recomendação contrária do Executivo, a rede do Estado decidiu seguir a medida já que divide com o município o mesmo serviço de transporte escolar. A prefeitura vai avaliar a possibilidade de retorno das aulas no dia 1º de agosto, como prevê o calendário letivo.
Além das atividades escolares, eventos e celebrações religiosas também foram cancelados como medida de prevenção. Ao menos dez festividades programadas até agosto deixarão de ser realizadas, como a festa do Colono e do Motorista, prevista para começar no dia 22.
A prefeita Neusa Ledur Kuhn explica que o objetivo é evitar a concentração de aglomerações em ambientes fechados. Conforme ela, já foram constados casos da doença em diferentes comunidades, comprovando a circulação do vírus H1N1 na região. Ela criticou a posição do governo estadual de priorizar o tratamento de doentes com Tamiflu, em vez de focar na imunização.
O município, de pouco mais de 7 mil habitantes, vacinou 83% dos integrantes de grupos de risco, atingindo a meta estipulada pela Secretaria Estadual da Saúde. Amanhã, um mutirão prevê aplicar 1,1 mil doses da vacina tríplice que protege contra a gripe A e dois tipos de gripe sazonal. Idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores em saúde serão priorizados.