A divulgação dos locais foi realizada nesta terça-feira durante o anúncio pelo prefeito José Fortunati da empresa vencedora do edital para o serviço. A Serttel atendeu às exigências do contrato e terá um ano para administrar o aluguel de bicicletas, podendo ser prorrogado por mais 36 meses. Cinco empresas apresentaram propostas.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, disse que as estações na área Central vão disponibilizar 12 bicicletas para quem deseja pedalar pela ruas da Capital. Segundo ele, o cronograma divulgado pela Serttel prevê até abril de 2013 a entrada em operação de 40 estações, que terão capacidade para 400 bicicletas. O custo do serviço para os usuários será de R$ 5 por 24 horas e R$ 10 pelo período de 30 dias.
O gerente de projetos da EPTC, Antônio Vigna, explicou que o deslocamento dos ciclistas deverá ocorrer a partir de 30 estações localizadas, em uma primeira etapa, no Centro. “Estão previstas estações na praça da Matriz e no campus central da Ufrgs. A distância entre as estações está projetada em cerca de 500 a mil metros”, destacou. Futuramente os usuários do serviço poderão utilizar o cartão Tri para pagamento da tarifa, conforme Vigna. O cadastramento do aluguel será feito pelo site da empresa, por telefone, ou através de um aplicativo no celular.
Porto Alegre terá de 40 ou 50 quilômetros de ciclovias até a Copa do Mundo de 2014, conforme estimativa da EPTC. O Plano Diretor Cicloviário prevê a construção de 490 quilômetros de ciclovias. Já está em funcionamento na Capital as seguintes ciclovias ou ciclofaixas: da Restinga, com 4,6 quilômetros; de Ipanema, com 1,25 quilômetro; da Diário de Notícias, com 2,1 quilômetros; e da Icaraí, com, 1,7 quilômetro.
Estão em construção a ciclovia da avenida Ipiranga, com 9,4 quilômetros, e da Edvaldo Pereira Paiva, com 6,3 quilômetros. Além disso, a EPTC projeta ciclovias para a avenida Tronco, com 5,6 quilômetros; Severo Dullius, com 1,6 quilômetro; Sertório, com 12 quilômetros; e Voluntários da Pátria, com 3,5 quilômetros.