Ampliação do Mãe de Deus aumentará em 30% a capacidade de atendimento do hospital

Ampliação do Mãe de Deus aumentará em 30% a capacidade de atendimento do hospital

Primeira etapa das obras preveem ampliação do setor de emergência e do centro de radioterapia

Cláudio Isaías

Superintendente da Associação Educadora São Carlos, Fernando Barreto, afirmou que a expansão do Hospital Mãe de Deus, é uma demanda histórica

publicidade

Com um investimento de R$ 144 milhões, o projeto de expansão do Hospital Mãe de Deus será dividido em quatro etapas com previsão de conclusão para 2024. A iniciativa vai resultar em um aumento de 30% na capacidade de atendimento da instituição de saúde em diferentes áreas e especialidades clínicas em um total de 37 mil metros quadrados de área ampliada. O anúncio da expansão foi realizado pelo superintendente da Associação Educadora São Carlos (AESC), Fernando Barreto, e pelo superintendente executivo do Mãe de Deus, Fábio Fraga, no escritório central da associação, mantenedora do hospital, em Porto Alegre, nesta quinta-feira.

 A primeira etapa, com valor estimado em R$ 41 milhões, prevê a criação de dois novos prédios, ampliação do setor de emergência e do centro de radioterapia. Com isso, serão criados 105 novos leitos de internação e 20 leitos de "hospital dia" para casos de baixa complexidade, consultórios e novos acessos para internações. Segundo Fraga, nesta etapa, 20 novos leitos de CTI Neonatal vão acompanhar a expansão do Centro Obstétrico que terá novas salas de parto humanizado e cirúrgicas. "O prédio terá ainda um heliponto na avenida José de Alencar para atender pacientes de regiões distantes e no transporte de órgãos de transplante", destacou.

O começo das obras poderá ocorrer até o segundo semestre de 2019 e a previsão é que os trabalhos tenham duração de 24 meses. A segunda fase do projeto prevê a construção de outro prédio na rua Grão Pará destinado a receber os serviços de imagem e diagnósticos. Esta área contará com acesso facilitado para pacientes eletivos (não internados) e comunicação com toda a estrutura do hospital Mãe de Deus. Já a terceira etapa inclui a construção de um centro cirúrgico com 20 salas operatórias e 40 leitos de recuperação, além de nova CTI adulta com 60 leitos.

Segundo Fraga, as duas áreas estarão localizadas em mais um prédio que será construído com acesso pela rua Costa. O projeto será completado com uma reforma na chamada Torre Alfa localizada na avenida José de Alencar com a modernização dos leitos de internação que terão seus espaços ampliados, com novos banheiros, acessibilidade e conforto para os pacientes internados. Ele estima um forte crescimento no número de atendimentos, tanto em nível ambulatorial quanto de internados. "A previsão  é de aumentarmos em 30% a nossa capacidade de atendimento em internação com pacientes de todo a região Sul", ressaltou.

O superintendente da AESC, Fernando Barreto, afirmou que a expansão do Hospital Mãe de Deus, é uma demanda histórica que vem na sequência de investimentos realizados na saúde pública e privada como foi o caso dos Hospital Santa Ana e dos CAPs. "A partir de agora, investiremos no Mãe de Deus trazendo uma medicina moderna e com acesso a novas soluções assistenciais", acrescentou.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895