Anac investigará fechamento de Aeroporto de Viracopos

Anac investigará fechamento de Aeroporto de Viracopos

Terminal ficou sem operar por 46 horas devido à pane em aeronave durante pouso

AE

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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou procedimento administrativo para apurar o cumprimento do plano de emergência adotado pela empresa norte-americana Centurion, responsável pela aeronave de carga que apresentou problemas ao aterrissar, na noite de sábado, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, provocando a interdição da única pista do aeroporto por 46 horas.

O incidente deixou centenas de passageiros presos nos saguões do Viracopos. O procedimento da Anac também investigará se o operador aeroportuário cumpriu o planejamento de emergência. A Anac informou que pode aplicar penalidades à Centurion, como multas, restrições operacionais e até mesmo a suspensão das atividades da empresa no País.

Segundo a agência, o plano de emergência, elaborado pelo operador aeroportuário, é um documento que estabelece as responsabilidades dos órgãos, entidades ou profissionais que possam ser acionados para o atendimento às emergências ocorridas no aeroporto ou em seu entorno. No planejamento está incluso o Plano de Remoção de Aeronaves Inoperantes e Desinterdição de Pista, documento que tem como objetivo o retorno às operações na área onde ocorreu a emergência.

As operações no aeroporto só foram retomadas às 17h33min dessa segunda feira. A Anac encaminhou inspetores ao Aeroporto de Viracopos para fiscalizar a prestação de assistência aos passageiros cujos voos foram afetados. A agência informou que as empresas trataram corretamente seus clientes, mas as companhias foram notificadas, assim mesmo, para que, em 15 dias, comprovem esta assistência aos passageiros.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no período em que o aeroporto ficou fechado foram canceladas 235 partidas e 260 chegadas. A companhia aérea Azul foi a mais prejudicada e até a noite de ontem não tinha previsão sobre o número de dias que levará para colocar em dia os voos cancelados.

Nessa segunda-feira, a Anac já havia pedido explicações à TAM sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in. Segundo nota divulgada pela Anac, a empresa aérea deve, no prazo máximo de 10 dias, comprovar a prestação de assistência aos passageiros afetados pelos atrasos e cancelamentos.

O sistema Amadeus, usado pela TAM, apresentou falhas, afetando companhias no mundo inteiro. Dessa forma, o procedimento de check-in da TAM teve de ser realizado de forma manual, o que gerou atrasos e filas em aeroportos de todo o País, incluindo o Salgado Filho, em Porto Alegre, durante o dia de ontem.

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