Angra instalará sirenes em morros para alertar sobre chuva

Angra instalará sirenes em morros para alertar sobre chuva

Objetivo é conscientizar moradores sobre perigo sem causar pânico

Agência Brasil

publicidade

A prefeitura de Angra dos Reis (RJ) vai instalar sirenes no alto dos morros da cidade para informar a população sobre o nível elevado de chuvas. Segundo o prefeito Tuca Jordão, serão colocados na parte superior das encostas pluviômetros eletrônicos (aparelhos que medem a quantidade de chuva) que estarão ligados a sirenes, para alertar a população quando o nível de chuvas atingir um ponto crítico.

“A um determinado nível pluviométrico, aciona-se a sirene, não para causar pânico, mas para as pessoas saberem: 'é um alerta, temos que sair da nossa residência'”, explicou. Tuca Jordão disse que os trabalhos de demolição de casas em área de risco vão continuar e que, de agora em diante, haverá um limite físico estabelecido para as construções em áreas de encostas. Cerca de 500 casas já foram condenadas pela Defesa Civil. Segundo a Secretaria Estadual do Ambiente, esse número pode chegar a 3 mil residências.

O prefeito fez um apelo para que os moradores de áreas de risco deixem suas casas. Um temporal que atingiu o município do sul fluminense entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro provocou a morte de pelo menos 52 pessoas. Segundo o prefeito, a previsão é que chuvas fortes voltem a atingir o município ao longo dos próximos três meses.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895