Anvisa autoriza armazenamento da vacina da Pfizer por 31 dias na temperatura de até 8ºC

Anvisa autoriza armazenamento da vacina da Pfizer por 31 dias na temperatura de até 8ºC

Novas regras tendem a facilitar transporte e distribuição do imunizante pelo Brasil

Correio do Povo

Antes, período autorizado era de até cinco dias

publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira novas condições de conservação e armazenamento para a vacina Comirnaty, produzida pela Pfizer/Wyeth. O novo texto de bula permite que a vacina seja mantida em temperatura controlada entre 2ºC a 8ºC por até 31 dias. Antes, a vacina poderia ser mantida a esta temperatura por no máximo cinco dias.

Conforme nota divulgada pela entidade para aprovar as novas condições, a equipe técnica da Anvisa avaliou os estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório desenvolvedor da vacina. "Os estudos de estabilidade servem para definir por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração", diz o texto. A Anvisa recebeu o pedido de alteração na última sexta-feira e a análise foi realizada durante esta semana.

A mudança segue alterações realizadas nos Estados Unidos. No dia 19 de maio, a Food and Drug Administration (FDA) aumentou o período seguro permitido fora da "superrefrigeração". De cinco dias passou para um mês.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895