Anvisa reprova quase um terço dos restaurantes em Porto Alegre

Anvisa reprova quase um terço dos restaurantes em Porto Alegre

Pesquisa para Copa do Mundo fiscalizou 77 estabelecimentos na Capital

Ricardo Pont / Rádio Guaíba, com Agência Brasil

Resultado da Categorização dos Estabelecimentos ocorreu nesta sexta

publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovou 32,5% dos restaurantes avaliados em Porto Alegre em pesquisa para a Copa do Mundo. Conforme o órgão regulador, os estabelecimentos sequer chegaram a ser classificados, em função do excesso de falhas. O levantamento ocorreu em 11 das 12 cidades-sede do Mundial. Na Capital, foram 77 comércios fiscalizados pela agência.

A Anvisa colocou na Categoria B 26% dos restaurantes da Capital. A classificação significa que eles atendem à maior parte dos itens exigidos na lista de verificações higiênico-sanitárias, ainda que registrem irregularidades. Outros 37,6% foram avaliados na Categoria C, com ainda mais pendências a serem sanadas. Só 3,9% cumpriram na integridade a legislação e ganharam letra A.

O resultado é parte do primeiro ciclo da Categorização dos Estabelecimentos de Alimentação, divulgado nesta sexta-feira. Salvador é a única cidade-sede que não participou da inspeção. Já no Aeroporto Salgado Filho, que teve resultados divulgados em separado, 5,5% dos bares e restaurantes foram classificados na categoria A, 89% na B e 5,5% na C. Nenhum foi reprovado.

O diretor de Gestão da Anvisa, Ivo Kukaresky, explicou que todos os estabelecimentos enquadrados nas três categorias por letra podem ser usados pela população com segurança. Ele lembrou que a avaliação feita pela agência não está relacionada ao preço cobrado ou à qualidade do sabor do alimento. “Avaliamos apenas a segurança sanitária”, resumiu. Segundo ele, o próximo passo é orientar os estabelecimentos sobre as correções a serem adotadas já que, após a divulgação do segundo ciclo de categorização, os selos vão começar a ser fixados nos restaurantes.

O resultado final da avaliação deve ser divulgado no fim do mês, quando os estabelecimentos começarem a receber o selo de classificação. Além das 11 cidades-sede, a Anvisa avaliou 13 municípios considerados de potencial turístico, como Gramado e Pelotas, no Rio Grande do Sul. Em Gramado, 35 estabelecimentos participaram do levamento. Foram 77,1% avaliados com a categoria A e 22,9% com a categoria B. Em Pelotas, 52 foram analisados, com 23% categorizados com a letra A, 71% com a B, 4% com a C e 2% foram reprovados.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895