Ao menos 60 veículos que faziam coleta irregular de lixo reciclável são apreendidos

Ao menos 60 veículos que faziam coleta irregular de lixo reciclável são apreendidos

Ação da prefeitura de Porto Alegre busca coibir serviço e combater descarte

Mauren Xavier

Ação recolheu 60 veículos e prendeu dois foragidos

publicidade

Em seis meses, foram retirados pelo menos 60 veículos, sendo 12 caminhões e 48 kombis, que faziam coleta irregular de lixo reciclável das ruas de Porto Alegre. A ação de fiscalização emitiu ainda neste período 150 autos de infração, que são multas. Os veículos foram recolhidos pela Brigada Militar, por meio do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que participou da ação, realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, o projeto piloto teve como objetivo não só coibir a coleta irregular de lixo, mas também combater o descarte irregular e outras ações criminosas. "Os problemas causados por essa ação são amplos, como o impacto ambiental, uma vez que os resíduos acabam sendo descartados depois de forma também irregular, como em vias ou terrenos abertos", explicou.

Rosário lembrou que um dos impactos tem fins econômicos, como a redução do lixo encaminhado às unidades de triagem, que são fonte de renda de 200 famílias atualmente. Além disso, há o gasto público, uma vez que a coleta regular de lixo reciclável é paga por roteiro, logo, o trajeto segue sendo feito, porém com recolhimento inferior. 

A mobilização ocorreu em áreas em que havia um grande número de ocorrências de infrações, na área do 11º BPM, que envolvia bairros como Passo da Areia e Chácara das Pedras. A expectativa agora é ampliar a fiscalização também em outros pontos da cidade.

O comandante da 1ª CIA do 11º BPM, capitão Guilherme Fregapani, destacou ainda que a preocupação é grande com este tipo de infração, uma vez que os veículos não têm as mínimas condições de tráfego. Nas ocorrências foram identificados ainda veículos com tanque de combustível com risco de explosão e até pequena quantidade de drogas, além disso dois indivíduos foragidos foram presos na condução destes veículos. 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895