Morreu na madrugada desta segunda-feira, aos 82 anos, o ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Norberto Rauch. O corpo está sendo velado na Igreja Universitária Cristo Mestre, no campus da universidade (avenida Ipiranga, 6681, Porto Alegre). Às 16h será realizada missa de corpo Ppesente. A seguir ocorre o sepultamento no Complexo Marista Nossa Senhora das Graças, em Viamão (avenida Senador Salgado Filho, 8.000).
Considerado o decano dos reitores brasileiros, Norberto Rauch dirigiu a de 1978 a 2004. Empreendedor, Rauch foi o idealizador e, com suas equipes, iniciou obras como o Museu de Ciências e Tecnologia (MCT) e o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Na despedida do cargo, disse à Revista PUCRS Informação: "Saio com a alegria de ter visto o projeto florescer. A PUCRS apresenta porte não somente no s números, mas vigor em todas as áreas".
Natural de Santa Cruz do Sul, Rauch ingressou no Instituto dos Irmãos Maristas na adolescência. Viu a universidade nascer (foi aluno do Bacharelado em Matemática e da Licenciatura em Física, nos anos 1950). Quando assumiu o cargo, em dezembro de 1978, havia dirigido o Instituto de Física (hoje Faculdade) por seis anos e presidido a União Sul Brasileira de Educação e Ensino, mantenedora da PUCRS, de 1975 a 1977.