Após 114 dias, Ocupa Poa deixa Praça da Matriz

Após 114 dias, Ocupa Poa deixa Praça da Matriz

Prazo determinado pela Justiça para reintegração de posse terminava hoje

Wagner Machado / Correio do Povo

Manifestantes ficaram durante 114 dias na Praça da Matriz

publicidade

De forma pacífica, o movimento Ocupa Poa, que montou acampamento na praça da Matriz, no Centro de Porto Alegre, há 114 dias, deixou o local na manhã desta quinta-feira. Conforme integrantes que preferiram não se identificar, o fim do acampamento não tem relação com a decisão judicial da 3ª Vara da Fazenda Pública, que concedeu ao município uma liminar para reintegração de posse da praça. “Ainda que o prazo para saída terminasse hoje, a decisão não foi um recuo, nem reflexo do que a Justiça determinou. Entendemos que é o fim de um ciclo, que pode reiniciar logo”, afirmou um dos participantes que estava acampado desde dezembro.

De acordo com o grupo, as queixas que motivaram a decisão judicial não correspondem à realidade do movimento. “O acesso à praça nunca foi inviabilizado, o fogo de chão jamais danificou o calçamento, a vegetação e a conservação das pedras portuguesas e monumentos não sofreram dano maior que o motivado pela falta de manutenção da administração pública”, disseram.

Os manifestantes informaram que seguirão realizando atividades na área esporadicamente. Para esta quinta-feira, às 20h, está previsto um encontro para leitura de livros sobre o capitalismo e uma despedida da Praça da
Matriz. Em novembro do ano passado, integrantes do Ocupa Poa já haviam montado acampamento no Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895