Após ampliação de público, procura por dose de reforço tem movimento intenso em Porto Alegre

Após ampliação de público, procura por dose de reforço tem movimento intenso em Porto Alegre

Algumas pessoas tentaram receber a terceira aplicação fora do prazo estipulado pelo Ministério da Saúde

Cláudio Isaías

publicidade

Com a ampliação do público apto a receber a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Porto Alegre, os postos de saúde tiveram uma intensa movimentação nas primeiras horas da manhã de quarta-feira. A imunização pode ser feita por todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até o dia 17 de maio (seis meses). A ampliação de público seguiu orientação determinada pelo Ministério da Saúde. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que cerca de 30 mil pessoas estejam aptas a receber a terceira dose com a mudança. No entanto, na manhã desta quarta-feira no shopping João Pessoa (referência para o Centro de Saúde Modelo) o que se viu foi um grupo de pessoas que não havia completado ainda o período de seis meses querendo receber a terceira dose da vacina contra o coronavírus. Os servidores da saúde tiveram que explicar diversas vezes ao público que a imunização era para todas as pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 17 de maio (seis meses).

Para idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e de apoio à saúde o intervalo segue sendo de cinco meses após a segunda dose. Já para imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias após a segunda aplicação.  Para receber a dose de reforço, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação com o registro das duas doses. A secretaria de saúde manteve a vacinação contra a Covid-19 em 43 locais  da Capital- shopping João Pessoa, Largo Glênio Peres, seis farmácias e 34 unidades de saúde. Seis postos de saúde realizaram o atendimento ao público até as 21h - Belém Novo, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza. O Rolê da Vacina foi realizado no bairro Santa Tereza, no Centro Esportivo Cultural e Assistencial da Vila do Campinho, no bairro Santa Tereza. 

Para receber a primeira dose da vacina, foi necessário que os  adolescentes com 12 anos ou mais tivessem na companhia dos pais ou responsáveis e apresentassem documento de identidade com CPF. Já a segunda dose de Coronavac foi feita nas pessoas que receberam a primeira dose até o dia 20 de outubro assim como a segunda dose da AstraZeneca que foi aplicada em que recebeu a primeira dose até o dia 22 de setembro (oito semanas). Já a segunda dose do vacina da Pfizer foi para quem recebeu a primeira dose até 22 de setembro. 

A terceira dose (dose de reforço) foi destinada para pessoas com 60 anos ou mais e profissionais de saúde de todas as idades com a segunda dose até o dia 17 de junho e imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 19 de outubro. Sobre as medidas anunciadas na terça-feira sobre a campanha de Mega Vacinação pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que aguarda a nota orientadora oficial, bem como as doses necessárias para atender a proposta.

Depois disso, será feito um planejamento com os municípios e ações da campanha de vacinação no Rio Grande do Sul. A secretaria informa que na medida em que novas remessas de vacinas chegarem ao Estado, novos grupos serão atendidos com a redução do intervalo. A SMS informou que não haverá ação especial com relação a Mega Vacinação em Porto Alegre.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895