Após ciberataque, INSS suspende atendimento em todas as agências do Brasil

Após ciberataque, INSS suspende atendimento em todas as agências do Brasil

Órgão garante que vai reagendar atendimentos marcados para esta sexta-feira

Rádio Guaíba e Agência Brasil

Órgão garante que vai reagendar atendimentos marcados para esta sexta-feira

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O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) suspendeu o atendimento em todas as agências do País, nesta sexta-feira, após a ocorrência de um ataque hacker na rede mundial de computadores. O órgão sustenta que a medida foi tomada por segurança.

Em Porto Alegre, mesmo com a agência localizada na av. Bento Gonçalves lotada, o atendimento foi interrompido. Segundo funcionários do órgão, em Brasília, os telefones, internet e o site do INSS ficaram fora do ar. Com isso, os servidores saíram do trabalho mais cedo. A página online da Previdência voltou a ficar disponível no fim da tarde.

O INSS divulgou, por meio de nota, que os atendimentos marcados para esta sexta-feira serão reagendados, sendo que a data de entrada dos requerimentos já agendados dos cidadãos no sistema da Previdência fica resguardada.

Um ataque hacker cometido nesta sexta contra infra-estruturas de informática em mais de 70 nações afetou empresas privadas e instituições governamentais em diversas partes do mundo. O ciberataque, usando um vírus do tipo ransomware, atingiu países como Espanha, Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Rússia e o Brasil, onde o problema foi detectado em vários estados.

Atualmente, grande parte dos serviços prestados pela Previdência Social pode ser agendado por meio da central de atendimento telefônico 135 e também pela internet, na página da Previdência. Por meio desse serviço, o cidadão pode consultar o calendário mensal de pagamento de benefícios, requerer o auxílio-doença, consultar as perícias médicas já agendadas, entre outros serviços.

A Central 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita para todo o País quando realizada de telefone público ou fixo e tem custo de chamada local quando feita de celular.

No Rio de Janeiro, a Petrobras informou que ao tomar conhecimento de um vírus global adotou medidas preventivas para garantir a integridade da rede de computadores e de dados da empresa.

Em São Paulo, o Tribunal de Justiça do estado (TJ-SP) informou, por meio de nota, que alguns dos computadores foram infectados e, por cautela, mandou desligar os equipamentos de informática. O órgão suspendeu por tempo indeterminado os prazos processuais. O expediente nos fóruns, no entanto, ocorreu de maneira normal.

Já o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) não confirmou que os sistemas sofreram um ataque cibernético, mas os servidores e os computadores da instituição foram desligados de forma preventiva, de acordo com a assessoria de imprensa. O site do MP-SP não ficou acessível no fim da tarde. O mesmo ocorreu no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).

Software malicioso

Segundo uma nota da empresa russa Kaspersky, que fabrica softwares de segurança cibernética, o ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada nos sistemas operacionais da Microsoft.

A empresa divulgou um comunicado dizendo que identificou o rootkit (tipo de software malicioso, programado para se ocultar no sistema sem ser encontrado pelo usuário ou por antivírus) utilizado para efetuar o ciberataque. O rootkit é: (MEM:Trojan.Win.64.EquationDrug.gen).

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