Após temporal, famílias de Viamão fazem mutirão de limpeza

Após temporal, famílias de Viamão fazem mutirão de limpeza

Roupas e alimentos foram entregues para comunidade atingida pelos transtornos da chuva

Fernanda Bassôa

Após temporal, famílias de Viamão fazem mutirão de limpeza

publicidade

Com a trégua da chuva e o escoamento da água, a sexta-feira foi de limpeza para as centenas de famílias da cidade de Viamão, na Região Metropolitana, atingidas pela enchente registrada nessa quinta-feira em razão das fortes chuvas e do transbordamento do arroio Feijó. Na região das Augustas, havia muito barro acumulado na porta das casas e espalhado pelas ruas. Mesmo feriado, equipes e máquinas da prefeitura faziam a limpeza das vias e auxiliavam na desobstrução do próprio arroio.

• "Tive que pular o muro para resgatar meus sobrinhos", desabafa moradora de Viamão

Uma espécie de QG da prefeitura foi montado na EMEF Luciana de Abreu, para atender as famílias que ainda procuravam ajuda e orientação. De quinta à sexta, 98 atendimentos haviam sido contabilizados pela Administração – busca por cesta básica, auxílio de roupas e colchões, averiguação de área, queda de muro ou árvore, locais com possíveis oferecimento de risco.

Aproximadamente 100 refeições foram servidas ainda na noite de quinta e mais uma centena foi oferecida nesta sexta no galpão do CTG Capela Grande, onde roupas e alimentos eram entregues pela comunidade para serem doados aos atingidos.

• Arroio transborda, e famílias precisam de ajuda para deixar casas em Viamão

O prefeito de Viamão, André Pacheco, comenta que ninguém esperava tanta chuva em um período tão curto, mas admite que as obras de revestimento do arroio Feijó contribuíram para agravar ainda mais a situação. “Estamos trabalhando há 3 anos na questão do arroio, no desassoreamento e revestimento. Metade do serviço já está pronto. Existe uma parte que está fechada e foi justamente onde aconteceu o problema, porque houve o bloquei da água, acumulo, em razão do excesso de chuva.”

Segundo o prefeito, a intenção é que as obras sejam concluídas até o final do primeiro semestre de 2018. “É um projeto de R$ 50 milhões, com recursos do governo federal, que busca dar mais qualidade da vida e dignidade para as famílias de Viamão".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895