Após três dias, agricultores encerram bloqueio na BR 293

Após três dias, agricultores encerram bloqueio na BR 293

Objetivo do protesto é definir uma política de desenvolvimento para a Metade Sul do Estado

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

publicidade

Depois de três dias de protestos e bloqueios no trânsito de veículos na BR 293, os pequenos produtores de oito municípios da Metade Sul do Estado decidiram levantar acampamento no início da tarde desta quinta-feira. Segundo Lourenço Silva de Souza, um dos líderes do movimento, a decisão foi tomada em assembleia, mas, pela manhã, ainda houve bloqueio.

Ele explicou que a pauta de reivindicações, centrada numa política de desenvolvimento própria para a região, foi apresentada às autoridades. “É preciso dar um tempo para que os governos estadual e federal preparem as medidas necessárias, não só para socorrer agora os produtores prejudicados pela estiagem, mas também de preparação para o enfrentamento de novos fenômenos climáticos que se repetem nos últimos 10 anos”, explicou.

Ele espera que, a partir da reunião marcada para a próxima terça-feira entre o governador Tarso Genro, os prefeitos dos municípios atingidos pela estiagem e representantes da Defesa Civil, sejam anunciadas novas medidas para socorrer as famílias que perderam suas produções.

Souza adverte, no entanto, que, se não forem atendidas as principais reivindicações, os colonos assentados e os pequenos produtores assistidos pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) voltarão às rodovias para protestar.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895