Geral

Apenas quatro dos 15 trens adquiridos pela Trensurb em 2014 estão em circulação

Empresa informou que irá multar o consórcio responsável pelos reparos dos veículos

Apenas quatro dos 15 trens adquiridos pela Trensurb em 2014 estão em circulação
Apenas quatro dos 15 trens adquiridos pela Trensurb em 2014 estão em circulação Foto : Fernanda Garrido / Trensurb / CP
Apenas quatro dos 15 trens adquiridos pela Trensurb em 2014 estão em circulação. Nos últimos dias, mais duas composições ficaram fora de uso por recorrência de problemas. O cronograma revisado de entrega de todos os trens série 200, proposto pelo Consórcio FrotaPoa, previa a conclusão dos reparos até 16 de outubro do ano passado. No entanto, o prazo foi descumprido pelo fornecedor em duas oportunidades.

Por meio de nota, a Trensurb destacou que, de acordo com os termos do contrato estabelecido com o consórcio, a direção da empresa determinou a aplicação de nova multa contratual correspondente a 2% do valor total do negócio. Já havia sido aplicada uma multa anterior de 1% do total. O valor do contrato é de R$ 243,7 milhões.

A Trensurb também afirmou que “busca as devidas reparações dos prejuízos decorrentes da não circulação dos trens”. Ainda conforme a empresa, está mantida a suspensão de todos os pagamentos.

Na última segunda-feira, representantes da Trensurb estiveram reunidos com dirigentes das empresas Alstom e CAF, que formam o consórcio, para voltar a cobrar uma solução definitiva. Um novo cronograma para a entrega dos trens deve ser apresentado até o final de fevereiro.