Geral

Apesar de liminar de reintegração de posse, índios voltam ao Parque do Lago Negro

Equipes da prefeitura de Gramado precisaram negociar para que indígenas não montassem barracas

Por Halder Ramos

Índios caingangue voltaram a ocupar o Parque do Lago Negro, em Gramado, nesta sexta-feira. Os indígenas haviam deixado a cidade após liminar judicial determinando a reintegração de posse da área do parque por parte da prefeitura. Apesar da determinação ainda estar em vigor, os índios chegaram a instalar armações de metal sobre os canteiros construídos pela administração municipal no corredor de entrada do atrativo turístico. No entanto, equipes da prefeitura foram até o local para negociar com os indígenas e impedir a instalação das barracas.

Depois de mais de três horas de negociação, prefeitura e líderes caingangue chegaram a um acordo e as tendas foram realocadas para a calçada na área externa do Lago Negro. Segundo Carolina Fisch, da Procuradoria da Prefeitura de Gramado, o acordo verbal tem caráter provisório.

Uma reunião entre representantes da administração municipal, lideranças indígenas, Funai e Ministério Público Federal foi agendada para a próxima semana. O objetivo é criar um espaço para que os índios comercializem seus produtos típicos. Em terreno cedido pela prefeitura, seria construída uma feira próxima ao Lago Negro.

Bookmark and Share