Aprovados em concurso de 2015 ainda não foram chamados pela Prefeitura de Porto Alegre

Aprovados em concurso de 2015 ainda não foram chamados pela Prefeitura de Porto Alegre

Prazo para preenchimento das vagas para Guarda Municipal encerra no dia 20 de junho

Gabriel Guedes

Adriano Souza Rodrigues, 32 anos, é o 26º lugar na classificação final dos habilitados

publicidade

O concurso público 542, cujas provas foram aplicadas em 22 de dezembro de 2015, para a contratação de dez agentes para a Guarda Municipal de Porto Alegre, ainda não chamou nenhum dos 28 candidatos habilitados para ocupar as vagas. 

O certame, realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, e que levou mais três mil candidatos à disputa, tinha validade de dois anos, e em abril de 2018 foi prorrogado por mais dois. No dia 20 de junho, este prazo será encerrando em definitivo, situação que deixa apreensivo àqueles que dedicaram tempo para se preparar para a carreira na corporação. 

O mecânico industrial e ex-militar da Marinha do Brasil, Adriano Souza Rodrigues, 32 anos, afirma que sempre gostou da atividade policial, o que o motivou a brigar pela oportunidade na Guarda Municipal de Porto Alegre. 

“Sempre estive familiarizado pelo ambiente policial. Em setembro de 2015, fiz a inscrição. Em dezembro fiz a prova e fui homologado após a segunda etapa do concurso, em junho de 2016. Criamos a expectativa de chamamento e iriam chamar, em caso de necessidade, segundo a prefeitura”, relata o industriário. 

Passado este tempo todo, faltando um mês para o término da validade do concurso, a situação é de desolação. “Estamos há quatro anos e até agora nada. São dez vagas e não chamaram ninguém dos 28. Isso é um absurdo. Não tenho dinheiro nem para pagar advogado para resolver isso”, revela. 

Rodrigues, que mora no bairro Aparecida, em Alvorada, foi demitido de uma indústria há algumas semanas, é casado e tem um filho de cinco anos para sustentar. Ele é o 26º lugar na classificação final dos habilitados.

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão da Capital, em resposta, informou que o concurso vai ter o chamamento dos candidatos para o preenchimento das dez vagas. Entretanto, o órgão não informou uma data para que isso ocorra. Apenas que será até o dia 20 de junho, data limite.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895