Geral

Ar quente antecede retorno da chuva ao Rio Grande do Sul

Há risco de chuva forte e de temporais isolados na quarta e na quinta

Calor surpreendeu moradores da Capital após semana de frio
Calor surpreendeu moradores da Capital após semana de frio Foto : Paulo Nunes
 O sol aparece com nuvens em grande parte do Estado nesta terça-feira, apesar de nevoeiro entre a madrugada e o começo da manhã em diversas localidades. O ingresso de ar quente causa elevação da temperatura. A tarde terá máximas elevadas para julho.

Com a atmosfera aquecida e a volta da umidade, a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva, localmente fortes e acompanhadas de trovoadas, da tarde para a noite, mas que não atingem todos os municípios. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte e de temporais isolados no Estado quarta e quinta.

A temperatura mínima registrada no Jardim Botânico, em Porto Alegre, na segunda-feira, foi mais alta que as máximas no local dos dias 2, 3 e 4 de julho. Já a máxima da Capital no dia foi de 24,5ºC, registrada na zona Norte, onde sete dias antes os termômetros não haviam chegado a 12,8ºC. Quaraí teve no dia 4 de julho -5ºC. Já no dia 11, a mínima não baixou de 8,4ºC. Diferença semelhante ocorreu em Cambará, onde no dia 4 fez -5,6ºC e nesta segunda, 7,0ºC.

Metsul descarta "veranico"

De acordo com a MetSul, porém, o fenômeno não chega a caracterizar o famoso "veranico", como se chamam os períodos mais quentes fora do verão. No caso de Porto Alegre, após um período frio, é necessário que a mínima fique acima de 12ºC e a máxima atinja 25ºC por pelo menos quatro dias seguidos para que seja constatado o veranico. No domingo, ainda fez frio na cidade, com 5ºC, e as máximas na segunda não bateram 25ºC.

Além disso, a chuva quarta e quinta evitará que as máximas subam. Preocupa o risco de chuva forte sobretudo no Centro e no Norte, onde podem ocorrer alagamentos.

Bookmark and Share