Geral

Ar seco mantém máximas acima de 35°C nesta quinta no RS

Nono dia consecutivo sem chuva deverá ter índices de umidade do ar abaixo dos 20%

A onda de calor e tempo seco segue no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira. Será o nono dia consecutivo sem chuva e a pouca umidade favorece a amplitude térmica, com um pouco de frio durante a manhã e calor acima dos 35°C à tarde.

Ainda há possibilidade de cerração ao amanhecer, mas isso ocorre em pontos isolados. O índice de umidade relativa do ar poderá ficar abaixo dos 20% em alguns pontos do Estado. A radiação ultravioleta, que varia de 1 a 16, deve atingir fator 12 no início da tarde, índice considerado extremo e danoso à saúde em exposições prolongadas sem protetor solar.

As mínimas devem cair abaixo dos dois dígitos na Serra, com Caxias registrando 9°C. As marcas em Santa Rosa podem voltar a superar os 37°C, apesar da manhã amena. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16°C e 35°C.

O quadro será semelhante ao desta quarta-feira, quando a amplitude térmica oscilou entre 15° e 20oC de diferença entre mínimas e máximas. Em Canela a situação foi mais extrema, depois de um amanhecer de apenas 6,5oC, a máxima chegou a 29,4oC com uma amplitude de 22,9oC.

Isso é resultado do ar seco que tem deixado o céu limpo. O fenômeno é similar ao que ocorre no deserto. Favorável ao rápido resfriamento noturno, pela perda radiativa durante a noite, enquanto que, durante o dia, o céu limpo permite que a radiação promova rápido aquecimento.

A secura do ar foi maior em Canguçu, com apenas 14% de umidade, segundo registro do INMET. Além disso, o ar seco favoreceu dois fenômenos interessantes: o céu ficou “riscado“ pelas trilhas de condensação que são criadas a partir do congelamento do vapor d’água que sai do escapamento dos aviões e também o halo solar, semelhante a um Arco-íris em torno do sol, foi registrado em Santana do Livramento no começo da manhã.


Bookmark and Share