Ar seco trará madrugada mais fria da semana no RS

Ar seco trará madrugada mais fria da semana no RS

Campos de Cima da Serra podem registrar -6°C na quarta-feira

Metsul

publicidade

A quarta-feira será mais um dia gélido na semana dos gaúchos. A poderosa massa de ar polar gradualmente enfraquece no Rio Grande do Sul, mas se torna mais seca. Com isso, esfria mais na madrugada e há aquecimento maior à tarde. O dia inteiro, contudo, ainda será frio, apesar de máximas pouco mais altas que nesta terça.

No começo do dia, pode ocorrer neve muito fraca e isolada no Norte do Estado, mas as condições para o fenômeno cessam. Devem ocorrer registros de geada em muitas áreas ao amanhecer. A próxima madrugada deve ser a mais fria da semana no Estado com geada generalizada, mesmo na Região Metropolitana e no litoral.

As mínimas poderão alcançar -6°C em pontos altos como São José dos Ausentes e podem ser próximas de 0°C e negativas em diversos pontos. As máximas, por sua vez, rondam os 15°C no Litoral Norte, como em Torres e Capão da Canoa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 1°C e 13°C.

A terça-feira possibilitou registros de neve em, pelo menos, nove cidades gaúchas. No Sul do Estado, onde a neve até acumulou em Caçapava do Sul, foi a maior nevada na região desde 2008. No Paraná e em Santa Catarina, a neve foi histórica, atingindo quase uma centena de cidades. Houve grande acumulação em muitos locais, o que trouxe bloqueio de estradas e até colapso de telhados.

Foi tanta neve que de vários pontos da costa catarinense, até de Florianópolis, era possível observar os cumes dos morros brancos. Nevou intensamente em localidades de média e elevada altitude a Oeste da Grande Florianópolis e em cidades paranaenses, como Palmas. Chegou a cair neve e chuva congelada até em Blumenau.

Curitiba viu neve pela primeira vez desde 1975. A quantidade de neve foi tamanha nos morros que os topos brancos da Serra apareciam nas imagens de satélite. Foi uma das maiores nevadas no Sul do Brasil dos últimos 50 anos. Houve relatos de queda de neve até em cidades no Sul do Mato Grosso do Sul.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895