Arcebispo de Passo Fundo renuncia ao cargo

Arcebispo de Passo Fundo renuncia ao cargo

Dom Antonio Carlos Altieri anunciou decisão na manhã desta quarta-feira

Acácio Silva

Dom Antonio Carlos Altieri anunciou decisão na manhã desta quarta-feira

publicidade

Dom Antonio Carlos Altieri anunciou na manhã desta quarta-feira, em nota à imprensa, a sua renuncia como arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo. A decisão também foi publicada oficialmente no Boletim Diário do Vaticano, onde informa que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Altieri ao governo pastoral da Arquidiocese de Passo Fundo.

A renúncia acontece dois meses antes de Dom Altieri completar três anos a frente da Arquidiocese passo-fundense. A decisão foi anunciada 76 dias após a primeira visita do cardeal Dom Claudio Hummes, prefeito Emérito da Congregação para o Clero em Roma, a Passo Fundo. Na oportunidade, o cardeal ouviu, numa espécie de sindicância, 72 padres da Arquidiocese e numa segunda visita, Dom Claudio Hummes ouviu religiosos, religiosas e leigos, mas o teor das conversas não foram revelados.

No comunicado desta manhã, Dom Antonio Carlos Altieri afirma: “Devo comunicar-lhes que hoje, véspera da festa de Nossa Senhora do Carmo, o papa Francisco aceitou o meu pedido de renúncia como Segundo Arcebispo de Passo Fundo”. O religioso afirma ainda: “o resultado da recente Visita Apostólica realizada por Dom Claudio Hummes, Ofm, a mim apresentado pelo senhor Dom Giovani D’Annielo, deixou-me convencido da inaceitação de minha atuação pela maioria dos que tiveram a possibilidade de dialogar com o Emmo. Senhor Cardeal.”

O Papa Francisco designou Dom Paulo de Conto, bispo de Montenegro, para ser o novo administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo. Dom Paulo exercerá concomitantemente a função de bispo de Montenegro e de administrador apostólico. Dom Antonio Carlos Altieri passa a ser Arcebispo Emérito.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895