Artista realiza homenagem para servidores da saúde que atuam na pandemia

Artista realiza homenagem para servidores da saúde que atuam na pandemia

Painel no saguão do Hospital Nossa Senhora da Conceição foi inaugurado nesta segunda-feira

Cláudio Isaías

Painel no saguão do Hospital Nossa Senhora da Conceição foi inaugurado nesta segunda-feira

publicidade

O painel "Gratidão" do artista plástica Cassius Stray, uma homenagem aos servidores da saúde que atuam no combate à pandemia da Covid-19, foi inaugurado nesta segunda-feira no saguão do Hospital Nossa Senhora da Conceição, na zona Norte de Porto Alegre. A cerimônia contou com a presença de diretores da instituição de saúde e funcionários do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Segundo Cassius Stray, a imagem principal é a representação de um profissional da rede de saúde uniformizado a caráter, em uma forma mais genérica segurando o "Mundo todo". O artista plástico enfatizou que a imagem é um gesto que remete também a doação, com flores que geralmente representam a vida, o renascimento, a beleza, a alegria, a receptividade e até mesmo a fertilidade.

Conforme Stray, o trabalho possui a representação simbólica e figurativa de asas que remetem a "anjos", portadores da boa ação. O trabalho, de acordo com o artista plástico, tem a complementação dos símbolos das áreas da saúde envolvidas nos atendimentos aos pacientes, onde estão canalizados todos os esforços destes profissionais no combate à pandemia. "O painel significa a gratidão do mundo pelo esforço e dedicação dos servidores da saúde no enfrentamento à pandemia da Covid-19", acrescentou.

O diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira, disse que o os profissionais merecem todo o tipo de homenagem que estão na linha de frente não só na pandemia como em outros atendimentos. "Estamos trabalhando com a Covid-19 desde o ano passado e seguindo nossos protocolos internos e treinamentos", ressaltou.

Segundo Stray, a homenagem reflete todas as profissões diretamente vinculadas à assistência - médicos, enfermagem, técnicos de enfermagem, fisioterapia, farmácia, nutrição, serviço social e psicologia. A imagem principal é a representação de um profissional da rede de saúde segurando "o Mundo" com a sua mão amiga. "Junto à representação simbólica, as asas que remetem a anjos", comentou. Atrás dela, complementando o todo da ilustração, o símbolo da Medicina com o bastão de Esculápio, onde está canalizado todos os esforços dos profissionais do hospital Nossa Senhora da Conceição.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895