Asteroide passará raspando pela Terra no Dia das Bruxas
capa

Asteroide passará raspando pela Terra no Dia das Bruxas

Astrônomos garantem que corpo celeste definitivamente não está em rota de colisão

Por
AFP

Asteroide passará a uma distância segura, de cerca de 500 mil quilômetros ou 1,3 vez a distância entre a Terra e a Lua

publicidade

Um grande asteroide avança em direção à Terra e passará raspando pelo planeta durante o Dia das Bruxas, mas os astrônomos dizem que não há motivo para pânico. Eles garantem que o corpo celeste não está em rota de colisão. Estimativas iniciais estabelecem o tamanho do asteroide – denominado 2015 TB145 – em 470 metros de diâmetro, segundo o site de astronomia Earth and Sky.

A expectativa é que seja o maior corpo celeste conhecido a se aproximar do nosso planeta até 2027, informou a agência espacial americana (Nasa). "Se o tamanho estiver correto, o novo asteroide encontrado é 28 vezes maior que o meteoro Chelyabinsk, que entrou na atmosfera sobre a Rússia em fevereiro de 2013", noticiou o Earth and Sky.

A boa notícia é que este asteroide passará a uma distância segura, de cerca de 500 mil quilômetros ou 1,3 vez a distância entre a Terra e a Lua. Na verdade, o asteroide de fato passará mais perto da Lua do que da Terra, a 289,6 mil quilômetros.

Embora os astrônomos possam vê-lo com telescópios, observadores amadores provavelmente não conseguirão observá-lo a olho nu. O horário em que o asteroide passará mais perto da Terra será em 31 de outubro às 11h14min locais da costa leste americana (13h14min de Brasília).