Atividades do setor de eventos serão retomadas em março em Porto Alegre

Atividades do setor de eventos serão retomadas em março em Porto Alegre

Presidente da Agepes, Cláudia Fattore, disse que retorno será feito com um maior rigor nos protocolos de segurança

A partir de março poderão ser realizados eventos corporativos, sociais e de entretenimento em Porto Alegre e região metropolitana

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Com as medidas de flexibilização anunciadas pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o setor de eventos retomará suas atividades no mês de março na Capital. A garantia é da presidente da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos (Agepes), Cláudia Fattore. Segundo ela, o retorno será feito com um maior rigor nos protocolos de segurança.

"Haverá marcações no piso, aferição de temperatura e oferecimento de álcool em gel", destacou. Segundo ela, haverá ainda nas festas o distanciamento entre as pessoas e as mesas. "Dentro do salão, a pessoa deverá estar utilizando a máscara. Somente será permitida a retirada do Equipamento de proteção Individual (EPI) no momento das refeições", ressaltou.

Mesmo com a chegada da vacina, a presidente da Agepes destacou que os protocolos de segurança continuarão a ser utilizados, por exemplo, em formaturas, casamentos, aniversários ou entrega de prêmios. O setor está há quase 10 meses sem poder realizar qualquer atividade na Capital.

Cláudia Fattore explicou que muita gente por conta da pandemia da Covid-19 desistiu do negócio eventos.  A presidente da Agepes disse ainda que foram realizados eventos testes nos meses de agosto e setembro do ano passado e todos os protocolos de segurança foram rigorosamente atendidos.

"Fizemos quatros eventos testes e ninguém adoeceu. Então, temos condições de fazermos uma recepção de formatura, um casamento ou um aniversário com toda a segurança ao público", explicou.

A Agepes esteve em diálogo constante com os governos estadual e municipal desde o início da pandemia, trabalhando em conjunto na elaboração de decretos e protocolos de segurança para a realização dos eventos. Os profissionais ligados a associação atuam em diferentes áreas do mercado de eventos como convites, decoração e flores, doces e lembrancinhas, drinks e bebidas, estética e salão de beleza.

Também há profissionais atuando com fotografia e vídeo, gastronomia, hotéis, identidade visual, locação de mobiliário e cenografia, música, organização e cerimonial, segurança, sonorização e iluminação, turismo e lua de mel, vestidos e trajes. Uma estimativa da Agepes é que o setor eventos empregue cerca de 500 mil pessoas diretas e indiretas no Rio Grande do Sul.

Poderão ser realizados eventos corporativos, sociais e de entretenimento. Os organizadores do evento deverão encaminhar pedido de autorização: conforme número de pessoas (trabalhadores e público) presentes ao mesmo tempo. Até 300, protocolos sanitários estaduais e municipais; 300 a 600: protocolos sanitários estaduais e municipais, mais pedido de autorização do município sede, encaminhado pela organização do evento.

De 600 a 1.200 pessoas, protocolos sanitários estaduais e municipais, mais pedido de autorização das associações de municípios da região Covid-19, encaminhado pelo município sede (aprovação por no mínimo 2/3 dos municípios da região). De 1.200 a 2.500 pessoas: protocolos sanitários estaduais e municipais, mais pedido de autorização do Gabinete de Crise, encaminhado pela(s) associação(ões) de municípios da região Covid-19.


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