Ato contra a corrupção encerra Desfile Farroupilha na Capital

Ato contra a corrupção encerra Desfile Farroupilha na Capital

Chuva fraca intimidou público e movimento foi baixo na avenida Edvaldo Pereira Paiva

Gisiane Andrade / Correio do Povo

O Desfile Farroupilha terminou com um protesto contra a corrupção

publicidade

O Desfile Farroupilha terminou com um protesto contra a corrupção, no começo da tarde desta terça-feira, em Porto Alegre. O ato organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contou com cartazes, faixas e sinalizadores com fumaça nas cores verde e amarela.

Na abertura, houve a revista da tropa pelo governador Tarso Genro, que, após, seguiu de carro ao palanque. Conduzidos pelo som da banda musical da Brigada Militar, integrantes da Policia Civil, Colégio Militar Tiradentes, Brigada Militar e demais efetivos da Secretaria de Segurança Pública do Estado atravessaram a avenida com disciplina e alegria.

Em alguns grupos, como o da Policia Civil, houve a presença de pessoas vestidas de palhaços e alguns integrantes segurando balões nas cores preta e branca com a mensagem de paz. Um grupo formado apenas por mulheres presenteou a avenida com flores. As crianças também foram destaque, com praticamente toda a frota automotiva da corporação composta pelos pequeninos.

De acordo com o comandante geral da Brigada Militar, Sérgio Abreu, mais de cem pessoas ligadas a corporação participaram do evento. “O público veio prestigiar, a Brigada veio com toda a sua força e serviços como bombeiros, policia ambiental e policia rodoviária estadual e extensiva. Então, por tudo que envolve este ato, fizemos todo o nosso trabalho na parte de segurança que este ano não apresentou ocorrências graves.” Segundo o comandante, desde o inicio das festividades a BM constatou baixa incidência de criminalidade no Estado. “Isso mostra que o gaúcho esta festejando com muita paz e solidariedade”, explicou.

Chama Crioiula

Por volta das 10h, chegou a cavalo o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Erival Bertolini, seguido da passagem da Chama Crioula, anunciando o inicio do Desfile Farroupilha. Cerca de 115 piquetes prestigiaram o evento. Os cavalarianos realizaram exibições criativas para marcar a data.

Um deles aproveitou a ocasião para dançar a chula, o que chamou atenção do publico. “Conseguimos cumprir com o nosso papel e prestigiar esta data tão importante para os gaúchos”, declarou o presidente. Para ele, a chuva trouxe problemas para os participantes que não puderam trazer seus animais para o desfile. “São ajustes que devemos corrigir para os próximos anos”, avaliou.

Para a dona de casa Neuza Pereira, que mora próximo ao estádio Beira Rio, os animais são as atrações mais importantes. “Venho há dez anos e o que mais gosto é dos cavalos. Eles são bonitos e bem cuidados, dão charme e beleza aos cavalarianos”, considerou.

Antes de se ausentar, o governador destacou que o evento significa o espírito de agregação republicana representada pelos gaúchos. “O desfile é um ato maravilhoso e, mesmo que a chuva tenha atrapalhado um pouco, não podemos esquecer que milhares de pessoas puderam assistir a cerimônia em suas casas”, disse. O desfile teve ainda a presença do prefeito José Fortunati, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão VillaVerde e demais autoridades.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895