A Associação Latinoamericana de Cemitérios, Parques e Serviços Funerários (Alpar), em parceria com o Grupo Cortel, realizou neste domingo no Parque Germânia, na zona Norte de Porto Alegre, um ato contra a violência, que faz parte da campanha mundial “O Mundo Unido pela Vida”, que ocorre no terceiro domingo de agosto há cinco anos. A ação prestou homenagem às mais de 1,5 mil vítimas de homicídios ocorridos em 2015 na Região Metropolitana.
No ato, a organização estava entregando um panfleto institucional acompanhado de sementes de plantas variadas, com o objetivo de semear e renovar a vida. Além disso, 1,5 mil balões foram fixados no gramado do parque.
“Cada cidade tem a sua realidade. Em Israel, por exemplo, é a tolerância religiosa. Em Porto Alegre, estamos promovendo o evento com o tema Violência Urbana, pois a gente não pode se acostumar com essa situação. Queremos refletir sobre o caos da Segurança Pública no Estado”, explicou o Presidente do Grupo Cortel e Diretor da Alpar, José Elias Flores Jr.
“Apesar de representar cemitérios, não queremos que as pessoas tenham suas vidas abreviadas de forma abrupta e violenta. A violência vem crescendo assustadoramente”, explica.
No primeiro semestre deste ano, o número de homicídios cresceu aproximadamente 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale lembrar que o número de 1.,5 mil vítimas não é só um número: são pessoas e diversas famílias afetadas diretamente. Dez destas famílias foram convidadas para integrar a iniciativa que celebra a vida.
Em 2015 a campanha contou com a participação de 32 mil pessoas em 23 países. Neste ano, a expectativa é de que 40 países realizem o ato simbólico em memória das pessoas que faleceram.
Ato protesta contra a violência em parque da zona Norte de Porto Alegre
1,5 mil balões foram fixados no gramado do Germânia