Atracadouro Turístico passa se chamar Nico Fagundes

Atracadouro Turístico passa se chamar Nico Fagundes

Nome é uma homenagem ao tradicionalista que faleceu em 2015, aos 80 anos

Correio do Povo

Solenidade, na manhã deste domingo, contou com a presença de familiares e amigos

publicidade

O cais junto à Usina do Gasômetro é denominado a partir de agora de Atracadouro Turístico Nico Fagundes. A cerimônia que oficializou o nome ocorreu na manhã deste domingo com muita emoção, música e descerramento de placa. A homenagem foi proposta pelo vereador José Freitas (PRB), sendo aprovada e sancionada, com unanimidade, no ano passado. “Conheci a família Fagundes e surgiu a ideia de colocarmos em algum espaço da cidade o nome de Nico Fagundes para que não se apagasse”, recordou. “Aproveitamos então a revitalização da orla”, acrescentou, lembrando que tradicionalista costumava pescar nas águas do Guaíba, tema também de muitas músicas dele. “A ideia é para que as pessoas e até turistas conhecerem um pouquinho de Nico Fagundes”, complementou o vereador José Freitas.

Familiares e amigos do tradicionalista, falecido aos 80 anos de idade em 24 de junho de 2015, compareceram à solenidade. Sobrinho de Nico Fagundes, Ernesto Fagundes agradeceu a homenagem. “Estou muito feliz pela escolha do lugar. É um baita lugar”, disse. “Em uma semana de homenagens a Porto Alegre, meio veio um verso de uma parceria com ele que diz assim: Cidade onde eu não nasci, mas que pra sempre quero viver. Acho que, com toda certeza, essa homenagem ele sempre vai estar vivendo na capital dos gaúchos”, afirmou. “Uma nova Porto Alegre tem que partir dessa revitalização da orla. Tem que reabrir a Usina do Gasômetro. Quando a gente se identifica com o rio, a gente nunca está parado mas sempre em movimento. É acima cultura”, concluiu.

Outro sobrinho de Nico Fagundes, Neto Fagundes também estava emocionado. “O lugar é espetacular. Ele merece todas as homenagens pois era apaixonado por Porto Alegre mesmo não sendo daqui. Ele viveu a cidade. É um momento muito especial para a família e estamos agradecidos por esse momento”, destacou. “É tudo muito bonito e emocionante”, resumiu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895