Geral

Atrasos estão previstos na integração entre viagens de ônibus

Esclareça dúvidas sobre a passagem integrada na Capital

Segunda passagem de ônibus agora é gratuita na Capital
Segunda passagem de ônibus agora é gratuita na Capital Foto : Bruno Alencastro
A mudança nas tarifas do transporte público implementada nesta sexta-feira, em Porto Alegre, tem gerado dúvidas para os usuários. A partir de hoje, quem utilizar dois ônibus com intervalo de menos de meia hora entre as viagens paga apenas uma passagem, mas o tempo limite é o principal motivo de preocupação. O gerente-executivo da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Luiz Mário Magalhães Sá, garante que o tempo de percurso e os atrasos foram calculados e estão previstos. 

Sá explicou que para o desenvolvimento do sistema, os coletivos foram divididos em cinco grupos, de acordo com o tempo médio de cada linha e já considerando congestionamentos crônicos. A orientação é que o usuário passe a roleta assim que entrar no ônibus. A partir do pagamento com o cartão TRI, o computador registra a entrada e calcula o tempo médio até o final da linha. “Por exemplo, a pessoa passa o cartão às 11h57min e o computador calcula que faltam 40 minutos para chegar. Essa pessoa tem os 40 minutos mais os 30 minutos para pegar o próximo ônibus.”

Mesmo com atrasos eventuais do primeiro ônibus, o passageiro que for usuário TRI (ônibus) ou SIM (trem) não terá cobrança adicional para embarcar, garante o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. “Nenhum atraso de viagem é suficiente para que ele perca o direito de liberação da segunda viagem”, disse. Em casos de problemas mecânicos, por exemplo, agentes da companhia deverão se deslocar até o local para fazer a orientação. O representante da ATP informou, contudo, que não há como prever situações atípicas, como em engarrafamentos maiores em virtude de acidentes. Nesses casos, será preciso pagar a segunda passagem. “Não existe um sistema que consiga calcular e acrescentar o tempo”, relatou Sá.

O representante da ATP lembrou que a integração só é válida para dois ônibus. “Não existe caso em que a pessoa precisar usar três ônibus para chegar em um lugar em Porto alegre. Existem são dois ônibus mais o Trensurb. A pessoa paga a primeira passagem, recebe a segunda de graça e ganha desconto de 10% no trem.” No entanto, não há limite de uso. Quem utiliza duas linhas para ir e voltar do trabalho e outras duas para ir e voltar da faculdade, por exemplo, paga somente a metade.

Nas situações de cobranças indevidas, o usuário deve se dirigir à loja da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), na rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre. “O passageiro controla pela catraca. Ele vai ver se não houve desconto. Na loja da EPTC, ele recebe um extrato detalhado e, se ocorrer cobrança indevida, será reembolsado.”

Quanto à preocupação de superlotação nas linhas ou futuro aumento da passagem, Magalhães Sá ressaltou que o desconto deve ser compensado pelo provável aumento de usuários. “O custo do sistema é dividido para os que pagam. Nós estamos apostando que vai atrair muita gente para esse sistema. Muita gente que usa a moto ou o automóvel deve migrar, porque vai ter vantagem maior”, disse. O atendimento ao crescente número de clientes será feito com remanejamento da frota. “Estamos há quase dez anos com diminuição do número de passageiros. Existe uma certa ociosidade na maioria das linhas de ônibus. Estamos preparados para colocar mais coletivos para aquelas que têm mais passageiros”, garantiu.

Segundo Cappellari, a expectativa é de que a redução de custos aumente em 2,5% a 3% o número de usuários do transporte coletivo na Capital, que hoje é de 1,1 milhão por dia. A cada mês, 2 milhões de usuários utilizam a segunda tarifa.  Por isso, de acordo com ele, a gratuidade da segunda passagem não deverá provocar aumento da tarifa de ônibus, que hoje é de R$ 2,70.

Em relação à compra fracionada das passagens para estudantes, ele ressaltou que segue mantido o limite de passagens para cada usuário. A partir de 15 de julho, a aquisição poderá ser dividida em até quatro vezes. A primeira é realizada normalmente e as demais, somente na loja da EPTC, no Centro.

Magalhães Sá informou ainda que a ATP acompanhará a implementação do sistema e que o mesmo poderá ser ampliado para os coletivos da Região Metropolitana, com o uso do cartão TEU. “Os dois governos (municipal e estadual) já sinalizaram que querem, mas vamos aguardar para ver o amadurecimento. Isso não tem prazo", esclareceu.


Bookmark and Share