Auditores fiscais fazem manifestação na Capital

Auditores fiscais fazem manifestação na Capital

Categoria exige valorização e reajuste salarial

Mauren Xavier / Correio do Povo

publicidade

Dentro da mobilização nacional dos servidores públicos federais, um grupo de auditores fiscais promoveu manifestação em frente à sede da Receita Federal, no Centro de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira. A ação, que contou com carro de som e faixas, tem como base cobrar do governo Federal a valorização das categorias de carreira, como policiais, administrativos e auditores.

Além disso, eles cobram a concessão de reajustes. Segundo o diretor da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Carlos Renato Leite, os salários estão congelados nos últimos anos e somam perdas de 22%. Ele recordou que, desde 2009, as categorias não têm nem sido chamadas para negociação.

A situação se agravou depois que a presidente Dilma Rousseff anunciou que não pretende discutir reajustes neste ano. “Não podemos aceitar essa situação. É um desrespeito com os trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Rio Grande do Sul (Sintrajufe), Vilson Romero.

Ele lembrou ainda que o projeto do governo que está em análise no Congresso e que estabelece um novo plano de previdência para os funcionários também é rejeitado. Segundo o sindicalista, essa é uma manobra para prejudicar os trabalhadores, que terão o pagamento da aposentadoria cada vez mais reduzido.

O projeto de criação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) foi aprovado na Câmara e atualmente está em análise nas comissões do Senado, mas sem data para votação. O ministério do Planejamento não tem nenhum encontro marcado com representantes da categoria para discutir possíveis reajustes.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895