Aulas são suspensas em Tavares devido a estragos do temporal

Aulas são suspensas em Tavares devido a estragos do temporal

Árvores foram arrancadas e vidros estouraram com a força dos ventos

Correio do Povo

Vários prédios públicos foram atingidos

publicidade

O município de Tavares, no Litoral Sul do Estado, foi um dos mais afetados pelo temporal dessa quarta-feira. Vários prédios públicos foram atingidos. No posto de saúde municipal e na escola estadual Edgar Pereira Velho, os vidros estouraram com a força do vento. A instituição de saúde segue operando, mas as aulas no colégio foram suspensas, pois houve ainda queda de paredes. A prefeitura decretou suspensão das aulas até segunda-feira, em razão dos estragos e da dificuldade de deslocamento do interior para a área urbana. Duas creches também tiveram as atividades interrompidas em razão de destelhamentos, assim como a delegacia da cidade. A prefeitura também foi afetada, com queda do telhado do prédio onde ficam os veículos da Secretaria de Obras.

A Defesa Civil percorre as localidades para contabilizar os estragos, que foram registrados em todos os bairros. Até o momento, o número de casas destelhadas chega a 300, além de cinco que desabaram. Cerca de 40 postes e a mesma quantidade de árvores tombaram com o vendaval. As famílias afetadas foram deslocadas para a casa de parentes. Cerca de 800 metros de lona já foram distribuídos aos moradores.

No Centro da cidade uma casa de madeira desabou com um morador dentro. Gabriel Garcia Gomes, de 18 anos, relatou que estava na sala quando faltou luz. Ele, então, foi ver o que ocorria, quando a parede estalou e caiu, em seguida, sobre o jovem. Apesar do susto, ele não se feriu. As outras paredes também acabaram desabando, deixando o imóvel totalmente destruído.

Quase a totalidade dos 5.375 moradores foi prejudicada pela falta de energia após o temporal. Na manhã desta quinta-feira, o número caiu pela metade, conforme o coordenador de projetos da Defesa Civil municipal, Claudemir da Silva Jardim. Ele conta que a prefeitura está providenciando um relatório com os danos, para encaminhar Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) ao órgão estadual, em Porto Alegre, o que deve ocorrer ainda hoje. Amanhã o município deve decretar situação de emergência.

Santa Maria registra transtornos em razão da chuva

A chuva forte desta quinta-feira que atinge a região Central do Estado provocou alagamentos em pontos tradicionais de Santa Maria e congestionamentos. No Centro, a praça de alimentação no terceiro andar do shopping Independência ficou alagada em virtude do grande volume de água, que as calhas não deram vazão. Ainda na área central, as avenidas Presidente Vargas, Ângelo Bolson e Liberdade registraram lentidão.

Meteorologia alerta para riscos de novos temporais no Estado

A Metsul Meteorologia alerta para o risco de chuva forte e temporais isolados em diversos pontos do Estado nas próximas horas. As regiões que devem ser afetadas são Aparados da Serra, Alto Uruguai, Grande Porto Alegre, Litoral Norte, Noroeste, Planalto, Serra e Vales.

Com informações dos repórteres Renato Oliveira e Karina Reif


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895