Aumenta o número de denúncias de uso indevido de água em Bagé

Aumenta o número de denúncias de uso indevido de água em Bagé

Até agora, já foram emitidas 155 advertências e sete multas no município

Jossicar Saraiva / Rádio Guaíba

publicidade

O Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) já recebeu 293 denúncias de desperdício de água desde que o racionamento foi implantado no dia 3 de janeiro. Desse total, as investigações feitas pelo órgão geraram 155 advertências e sete multas. Os consumidores cometeram infrações consideradas graves para a situação de emergência enfrentada pelo Município desde o dia 18 de janeiro.

Entre as medidas restritivas de consumo figuram a lavagem de veículos, vazamentos em caixas d'água residenciais, lavagem de calçadas e uso da água para o enchimento de piscinas domésticas, considerado não prioritário. O não cumprimento implica, num primeiro momento, na aplicação de advertência por escrito. No caso de reincidência, é aplicada multa no valor correspondente a quatro vezes a taxa máxima de água residencial ou comercial.

Além desta medida de fiscalização, o Daeb também está priorizando os consertos nas tubulações de água a fim de combater o desperdício. Somente no mês de fevereiro, as equipes do Departamento realizaram 733 serviços na rede. Todas estas ações buscam amenizar os efeitos da estiagem que afeta o município desde agosto do ano passado.

No mês de fevereiro, mais uma vez, as chuvas na cidade ficaram abaixo da média. A Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou precipitação de 74 mm, enquanto que a média histórica do mês é 166 mm. Com isso, os níveis das barragens continuam baixando, gradativamente. A Sanga Rasa está 6,7 m abaixo do nível normal; a Piraí está 2,75 m aquém da normalidade; e a Emergencial está 0,95 m também abaixo do normal.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895