Aumenta procura por atendimentos e testes para detecção da Covid-19 em Porto Alegre

Aumenta procura por atendimentos e testes para detecção da Covid-19 em Porto Alegre

Na primeira semana de 2022, longas filas têm sido registradas em unidades de saúde da Capital

Taís Teixeira

Centro de Saúde Modelo é um dos pontos mais procurados na capital gaúcha

publicidade

Após as festas de fim de ano, aumentou o número de pessoas que têm procurado as unidades de saúde de Porto Alegre para fazer o teste para Covid-19 desde o início desta semana, a primeira de 2022. No Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, um dos locais mais acessados pela população, uma longa fila de espera se formou em frente ao local, onde as pessoas aguardavam, em média, mais de uma hora. A maioria deseja fazer teste para Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), não faltam testes e a demora no atendimento se deve a uma demanda acima do normal de muitas pessoas com sintomas gripais e que as equipes não conseguiram atender a todos em menor espaço de tempo.

Na entrada do Modelo, havia uma lista com os locais que tinham testes PCR para a população nesta quarta-feira. São as unidades de saúde Álvaro Difini, Paulo Ávila, Navegantes, Murialdo, Morro Santana, Ramos e Moab Caldas. Outra lista indicava os 33 locais que também estão fazendo testes rápidos de antígeno, para onde estavam sendo encaminhados os pacientes que estavam na fila e recebiam requisição para testar. A SMS vai ampliar a oferta de 33 para 60 unidades de saúde a partir desta sexta-feira. Os novos locais serão divulgados.

A decisão faz parte de uma mudança de estratégia da SMS e tem o objetivo de dar mais agilidade aos resultados. Segundo o secretário de Saúde, Mauro Sparta, a confirmação do teste de antígeno sai em menos de 30 minutos. “Com a transmissão comunitária da variante Ômicron, precisamos isolar os casos positivos o mais rápido possível”, informou o gestor da pasta. Ainda não há o número de novos testes que serão disponibilizados e nem foi esclarecido o que seria uma demanda normal.

Apresentação dos sintomas 

No Modelo, a técnica de Enfermagem Patrícia da Rosa e o filho de oito anos apresentaram sintomas da Covid-19, incluindo febre. “Viajei para Cidreira no fim do ano e quero ter certeza se estou ou não com Covid”, comentou. Patrícia estava há mais de hora aguardando. “Para quem está com sintomas, é muito cansativo ter que ficar em pé esperando”, salientou. A engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia, Luiza Aleixo, relatou que fez um teste na farmácia, cujo resultado deu negativo, mas queria a confirmação. “Viajei e estava em uma casa com pessoas que positivaram”, comentou, dizendo que não teve a doença. 

A fisioterapeuta Bárbara Soares estava há quase duas horas aguardando para fazer o teste. Ela tinha sintomas como tosse, fadiga e dores no corpo. “É um longo tempo de espera para quem está se sentindo mal, ficar em pé, na chuva, pegar requisição e ainda ter que ir para outro local para fazer o teste”, disse, destacando que não viajou nas festas de fim de ano.

Os pacientes sintomáticos e que tiverem resultado negativo no antígeno são encaminhados para realização de teste RT-PCR para confirmação. Estes testes serão realizados em oito pontos mediante encaminhamento das Unidades de Saúde.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895