Porto Alegre amplia oferta de testes antígenos para Covid-19

Porto Alegre amplia oferta de testes antígenos para Covid-19

Na Capital, 60 unidades de saúde oferecerão o serviço a partir da próxima sexta-feira

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Porto Alegre passará a ter 60 unidades de saúde com teste antígenos

publicidade

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, nesta terça-feira, que será ampliada a oferta de testes rápidos de antígeno na Capital. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Capital passará de 33 para 60 unidades de saúde que irão oferecer o serviço a partir da próxima sexta-feira, dia 7 de janeiro. Os locais serão divulgados em breve. 

De acordo com o secretário de saúde, Mauro Sparta, a medida faz parte de uma mudança de estratégia da pasta e tem o objetivo de dar mais agilidade aos resultados, isolando mais rapidamente os casos positivos da doença. "A confirmação do teste de antígeno sai em menos de trinta minutos. Com a transmissão comunitária da variante ômicron, precisamos isolar os casos positivos o mais rápido possível", afirmou.

De acordo com a SMS, os pacientes sintomáticos e que tiverem resultado negativo no antígeno serão encaminhados para realização de teste RT-PCR para confirmação. Estes testes serão realizados em oito pontos mediante encaminhamento das Unidades de Saúde.

Sparta também detalhou que atualmente só há 30 pessoas com a Covid confirmada ocupando leitos de UTI nos hospitais da cidade, apesar do aumento de casos novos de coronavírus após a virada do ano. Para o secretário, a procura por atendimento hospitalar é baixa, o que pode ser atribuído às taxas de vacinação. “Nós não temos nenhum paciente internado em leitos clínicos ou de UTI com a variante ômicron. Todos os casos da nova variante estão em casa, isolados, com sintomas leves. Eu tributo isso à vacinação em massa”, destacou Sparta.

Vacinação para Influenza

Mauro Sparta também destacou a campanha de vacinação contra a Influenza. Segundo a SMS, apenas dois grupos – os idosos e os indígenas – atingiram a meta de imunização, de 90%. Sparta apelou à população para que se vacine contra a doença. “Adultos, grávidas, imunodeprimidos estão com índices menores de pessoas imunizadas e por isso é muito importante que esses grupos se vacinem, isso pode protegê-los”, explicou.

Vacinação de crianças contra a Covid-19

A SMS revela ainda não ter uma previsão do início da vacinação contra a Covid-19 para o público infantil. A previsão do governo federal é iniciar a imunização desse público na segunda quinzena de janeiro.

O secretário Mauro Sparta destacou a importância de vacinar esse grupo, visto que as crianças são vetores de transmissão. “Os trabalhos que nós lemos e vimos, e que a sociedade discutiu, os pesquisadores científicos e a Sociedade de Pediatria, além da Sociedade de Infectologia, todos eles confirmam que é importante vacinar crianças pois elas são vetores. E os piores efeitos colaterais seriam se elas não se vacinassem”, avaliou, ao deixar claro, contudo, que “ninguém vai ser obrigado a ser vacinado”.

Busca por atendimento em unidades de saúde

Nesta terça, a SMS confirmou que nesta terça-feira 270 pacientes buscaram atendimento nas quatro Unidades de Pronto-Atendimento nas últimas 24 horas, o que representa um aumento de 50% em relação à média das últimas duas semanas. A Secretaria ainda informou que houve aumento no número de atendimentos de pacientes com sintomas gripais - a maioria de casos leve.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895