Autoridades ambientais vão avaliar impacto no solo de Rolante com chuvas

Autoridades ambientais vão avaliar impacto no solo de Rolante com chuvas

Vistoria buscará soluções preventivas para eventos climáticos

Correio do Povo

Inspeção vai avaliar zonas de escorregamento do solo na região

publicidade

*Com informações do governo do RS

Atingida pelas fortes chuvas da semana passada, a região de Rolante, no Vale do Paranhana, passará por uma vistoria do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DRH/Sema) nesta sexta-feira. De acordo com informações do governo do Rio Grande do Sul, a avaliação técnica tem o objetivo de identificar a situação do solo para buscar soluções preventivas aos eventos climáticos.

• Governo do RS libera recursos para municípios atingidos por enchentes

Será feito um sobrevoo de helicóptero na parte alta da bacia do Rio do Sinos, e posteriormente, uma vistoria por terra, para identificar zonas de escorregamentos do solo, chamadas de cicatrizes, e diagnosticar as condições encontradas. Após a apuração dos especialistas, a Sema vai montar um mapa apresentando os pontos de vulnerabilidade e uma proposta de monitoramento climatológico, com implantação de pluviômetros automáticos que serão adquiridos com recursos do Banco Mundial.

A ação será feita em conjunto pelo Sema, Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM) e o Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (GPDN/IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895