Fechada para obras no início de 2013, a avenida Anita Garibaldi tem uma das construções mais atrasadas. A trincheira, sob a avenida Carlos Gomes, deveria ter ficado pronta no início de 2014, mas até o momento a estrutura está 42% executada. A lentidão na finalização da obra orçada em R$ 13,3 milhões incomoda os moradores e empresários locais. Como se não bastasse estar paralisada, houve a rescisão do contrato entre a prefeitura e a empreiteira responsável, segundo o secretário Urbano Schmitt. Agora, a Pasta de Gestão aguarda a manifestação de interesse da segunda colocada na licitação para tocar a obra.
Cleiton Luís Ott, gerente de um restaurante aberto na Anita Garibaldi em maio de 2013, disse que os empresários imaginavam que, em menos de um ano, estariam livres de obras na porta do estabelecimento. No entanto, até hoje amargam prejuízos decorrentes dos trabalhos inacabados. “Se não bastassem os prejuízos financeiros, ainda temos que investir pesado em marketing para termos alguma visibilidade”, conta o gerente. O restaurante deixou de atender temporariamente aos domingos, o movimento em dias de chuva cai cerca de 80% por causa do barro, é difícil locar o espaço para eventos e o restaurante ainda ficou mais vulnerável a crimes pela falta de fluxo na via. “Fechamos o negócio com uma expectativa e agora temos que correr para dar conta”, diz Ott.
A moradora Vânia Köhler diz que os síndicos dos condomínios do entorno estudam exigir um encontro com a prefeitura para que a situação seja explicada. “Dá um desânimo na gente ver essa obra deste jeito. Poderia estar tudo pronto, bonito.”
O morador e comerciante da Anita Garibaldi Giuseppe Di Lorenzo sentiu-se mal ao demitir duas funcionárias da lancheria, mas justifica que não teve outra saída para poder equilibrar as contas depois de o movimento do negócio cair drasticamente. “Não sei nem como definir essa situação. Nós, moradores, não recebemos atenção nenhuma”, indigna-se Di Lorenzo.
Avenida Anita Garibaldi tem uma das construções mais atrasadas
Lentidão na finalização da obra orçada em R$ 13,3 milhões incomoda moradores e empresários locai