O avião que fez voo rasante pelo céu de Porto Alegre na tarde deste domingo pertence à Força Aérea Brasileira (FAB) e participava de exercícios da Operação Laçador na Base Aérea de Canoas, segundo a Aeronáutica. Moradores ficaram assustados com a movimentação. No bairro Menino Deus, as pessoas chegaram a sair de casa para ver o que estava acontecendo, pois o barulho "era insuportável", segundo relatos.
A aeronave, chamada de Sucatão, sobrevoou a Capital a 1,5 mil pés de altitude e o trajeto durou 10 minutos até o pátio do Aeroporto Salgado Filho, onde ficaria estacionado. Em razão da pequena distância, o avião não chegou a levantar o trem de pouso e não subiu muito. Esses fatores, segundo a Aeronáutica, somados ao barulho do veículo dos anos 60 e a fumaça da queima do combustível, foram os causadores do susto da população.
A Força Aérea garantiu que o voo ocorreu dentro das regras de segurança e não apresentou problemas. A Operação Laçador começa hoje e vai até o dia 27 de novembro, no Sul do Brasil. Trata-se de uma ação combinada do Ministério da Defesa e constitui em uma simulação de guerra entre dois países. O objetivo é o adestramento das Forças Armadas no planejamento e execução de exercícios. Cerca de 10 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica estarão envolvidos na operação, que ocorrerá nos três estados do Sul do Brasil e terá ações em vários municípios do RS.
Conforme o setor de informações do Aeroporto Internacional do Salgado Filho, situações como esta ocorrem com frequência e são regulares. Ainda de acordo com a instituição, não houve pouso de emergência e a torre de controle não registrou anormalidade. Conforme funcionários do Salgado Filho, as instalações do aeroporto são utilizadas com frequência para este fim.
Avião que fez voo rasante em Porto Alegre participava de exercício
Aeronave pertence à FAB e sobrevoou a Capital durante 10 minutos a 1,5 mil pés